Quais são os benefícios do licor?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Estudos apontam que pessoas que consomem bebida alcoólica moderadamente possuem o HDL (colesterol bom) mais elevado que as demais, e o risco de infarto é indiretamente reduzido. A capacidade intelectual e raciocínio também podem ser melhorados com o consumo moderado, diminuindo até mesmo o risco de Alzheimer.

Na verdade, a maioria das organizações de saúde ainda permite um a dois drinques por dia para os homens e um ou menos drinques por dia para as mulheres como parte de suas diretrizes dietéticas.

O licor é uma bebida doce, relaxante e usado para ajudar na digestão há cinco séculos. Por ser feito com produtos naturais como flores, raízes e frutas, é idealmente servido após as refeições em pequenas taças.

Não existe um modelo específico para servir o licor. Pode ser em um cálice ou em um copo estiloso. Porém, uma característica existe em comum a todos os recipientes: devem ser pequenos pois como o licor é bem alcoólico, o ideal é degustá-lo em pequenas doses, cerca de 50 mL.

Por que o licor é considerado um digestivo? Porque a maioria dos licores possui em sua fórmula ingredientes que ajudam na digestão, como frutas, ervas e flores. “A regra é essa: se os princípios ativos dos componentes da bebida forem digestivos, ela também será.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL de sangue/hora, ou seja, quase 75-100ml de vinho por hora. E dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 6 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Devido ao enorme número de sabores e por ser uma bebida doce, o licor é um ótimo acompanhamento para sobremesas, deixando suas receitas com mais vida e originalidade. Além de ser consumido puro, o licor pode ser adicionado a bolos, cremes, sorvetes, saladas de frutas, tortas e por aí vai.

15 a 54%

Segundo a legislação brasileira (Decreto No. 6871, art. 67), "licor é a bebida com graduação alcoólica de 15 a 54% [...] com percentual de açúcar superior a 30 g/l, [...]

Um licor pode ser apreciado puro em temperatura ambiente ou com gelo, lembrando que o frio reduz a sensibilidade do paladar. Tradicionalmente, um licor como o Limoncello é tomado gelado, enquanto outros tipos de licores podem fazer um delicioso ponche quente se diluídos em água bem quente.

Em jantares formais, tradicionalmente, aguarda-se o término da sobremesa e, em seguida, os convidados são levados até outro ambiente onde o café é servido, acompanhado de petit fours, chocolates e outros doces variados, podendo, ainda, ser seguido de licores ou conhaque, conforme a preferência de cada um.

Taça licor
Seu tamanho de médio para pequeno (35ml) é ideal para servir bebidas que serão consumidas em pequenos goles. O licor, por exemplo, por ser doce e espesso, é idealmente servido nesse tipo de copo.

Pode-se preparar licores de ótima qualidade usando pinga ou cachaça, desde que se observe a graduação do álcool e o tempo de envelhecimento do mesmo. “Quanto maior o teor de álcool, mais tempo será necessário para o envelhecimento do licor”. Para facilitar pode-se usar 2 ou 3 coadores juntos (um dentro do outro).