Pode colocar gelo no licor?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Os licores podem ser tomados de dois jeitos: em temperatura ambiente, que é o ideal, ou com uma pedra de gelo, mas nessa situação a doçura original é um pouco perdida.

Tipos de conservantes
Além disso, o Metabissulfito de sódio inibe o escurecimento não enzimático e reações catalisadas por enzimas. Para licores que não possuem leite condensado nos ingredientes, o Conservante para Licor – ConservPro é ideal.

Não existe um modelo específico para servir o licor. Pode ser em um cálice ou em um copo estiloso. Porém, uma característica existe em comum a todos os recipientes: devem ser pequenos pois como o licor é bem alcoólico, o ideal é degustá-lo em pequenas doses, cerca de 50 mL.

Envolva a garrafa num pano de prato ou em várias camadas de papel toalha, molhe em seguida deixando o pano ou o papel bem molhados e a garrafa bem envolvida neles. Coloque no freezer. Em 15 minutinhos ela estará no ponto!

MANTENHA REFRIGERADO
A medida que a temperatura aumenta, o álcool começa a se expandir e pode evaporar rapidamente. Mesmo que não fique impróprio para consumo, o armazenamento em um local quente pode fazer com que o licor oxide mais rápido e tenha interferência no sabor ao longo do tempo.

Depois do cozimento, a combinação deve ser guardada por 45 dias e, então, pode ser consumida. É uma versão de licor diferente, gostosa e que vai deixar suas refeições com ainda mais sabor!

Por outro lado, os licores que possuem creme na sua composição, como o Bailey's, também são bastante afetados com o tempo. Após abertos devem ser consumidos no prazo de seis meses e fechados geralmente possuem a data de validade escrita na embalagem que geralmente é até cerca de um ano e meio após a data de fabricação.

Devido ao enorme número de sabores e por ser uma bebida doce, o licor é um ótimo acompanhamento para sobremesas, deixando suas receitas com mais vida e originalidade. Além de ser consumido puro, o licor pode ser adicionado a bolos, cremes, sorvetes, saladas de frutas, tortas e por aí vai.

O consumo de grandes quantidades de licor pode agravar problemas cardiovasculares como insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, doença arterial coronariana e arritmias.

Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).

A química explica: o sal e o álcool fazem o gelo derreter mais rápido, em uma reação endotérmica, ou seja, que absorve calor.

Coloque o gelo em um isopor, para cada saco de gelo, coloque 2 litros de água, meio kg de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor.

Lembre-se que, depois de aberto, o licor deve ser guardado na geladeira para manter suas características e não estragar.

Os licores podem ser tomados de dois jeitos: em temperatura ambiente, que é o ideal, ou com uma pedra de gelo, mas nessa situação a doçura original é um pouco perdida.

Os licores tem prazo de validade indeterminado, ou seja, uma vez conservado em local adequado - fresco e fora de luz intensa - e mantendo-se as garrafas bem vedadas não ocorrerão alterações significativas no destilado.