Quanto tempo a aveia deve ficar de molho?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

3 horas

Mas, como a aveia não é cozinhada, você precisa deixá-la de molho pelo menos por algumas horas (cerca de 2-3 horas) para torná-la comestível.

Para melhor assimilação pelo organismo e maiores benefícios, a aveia do mingau deverá ser deixada de molho na noite anterior, ou por até 24 horas antes, para que passe por um processo de lactofermentação.

Modo de Preparo
Primeiro você vai adicionar em um recipiente a NESTLÉ Aveia em Flocos, depois coloque a água morna para hidratar a aveia e deixe por 5 minutos (a aveia vai absorver essa água e vai ficar mais macia para o preparo).

Cubra uma xícara de aveia com um copo de água e deixe descansando por algumas horas. Bata em um processador de alimentos ou liquidificador até a aveia ficar homogênea. Acrescente mais dois litros de água, bata por alguns segundos. Você pode adoçar com canela.

Acrescentar 2 colheres de sopa de aveia no leite, no iogurte ou sobre frutas, como mamão, banana e abacate. Introduzir um pouquinho da aveia nas refeições, sem que necessariamente mude muito o sabor do alimento. Tentar uma receita de panqueca de aveia com geleia de frutas. Substituir o pão francês por pão de aveia.

É necessário deixar a aveia absorver o leite durante a noite? Não! Mas, como a aveia não é cozinhada, você precisa deixá-la de molho pelo menos por algumas horas (cerca de 2-3 horas) para torná-la comestível.

Deixar Aveia de molho: caso queira ter uma digestibilidade melhor e diminuir o nível de ácido fítico (anti-nutriente naturalmente encontrado em cereais que pode atrapalhar a absorção de minerais importantes), deixe a aveia de molho em água durante a noite!

Pra quem escolher a aveia de flocos grossos, deixe ela um tempo de molho na água ou no leite vegetal para ela ficar mais macia. Deixe por uns 30 minutos antes de comer ou até mesmo a noite inteira para consumir no dia seguinte.

A aveia contém uma fibra que se chama beta-glucano que ajuda a reduzir o colesterol. Por conter o ácido linoléico e da fibra solúvel, ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol. Esses nutrientes são capazes de 'limpar' o resto de gordura contidos nas paredes arteriais.

A aveia é uma ótima opção tanto para o café da manhã ou lanche da tarde quanto para o almoço ou o jantar.

Outra versão bastante popular é o farelo de aveia, obtido a partir da casca dos grãos da aveia. É pobre em carboidratos, mas possui uma boa quantidade de fibras e proteína —por isso costuma ser a melhor opção para quem está em processo de emagrecimento.

Como consumir: para ajudar a soltar o intestino, é importante consumir 1 colher de sopa de aveia em flocos por dia, que pode ser usada em mingaus ou adicionada a frutas ou iogurte.

Com o intuito de emagrecer, deve-se consumir a água de aveia em jejum durante um mês seguido. Isto permitirá que fiquemos saciados por quase toda a manhã e nos dará energia e fibra para começar o dia. Também podemos tomar outro copo antes das principais refeições.

Como vimos acima, ingerir aveia todos os dias não só é seguro, como também pode trazer diversos benefícios para a saúde. Apesar de ser ligada ao café da manhã, o cereal nutritivo pode ser consumido em diversos momentos ao longo do dia, e de diferentes maneiras, como farelo, flocos ou farinha.

Você pode combinar a banana com aveia que ajuda na formação da serotonina, reduzindo o cortisol, e potencializando também a questão da melatonina, que é o hormônio do sono.” Além disso, Laryssa Elenn indica associar essa refeição com alguns chás calmantes como camomila, melissa e mulungu.

A porção recomendada é de 30 gramas por dia.