Por que aveia incha?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Grãos integrais, como a aveia, contêm alto teor de fibra, glicose e amido; todos estes compostos são consumidos por bactérias presentes nos intestinos, o que causa gases e inchaço em algumas pessoas.

Acumulação de gases causada por o consumo de aveia
O que acontece é que, quando esses gases são mantidos, se sente um inchaço causado por a sua acumulação.

7. Aveia. A aveia e o farelo de aveia ou aveia, bem como alguns alimentos integrais, podem causar gases porque são ricos em fibras, rafinose e amido, que favorecem a formação de gases no intestino.

A aveia contém antioxidantes que ajudam a diminuir a pressão arterial, por isso, contribui na prevenção de casos de infarto e outros problemas cardíacos.

Porém, para diminuir os gases, substitua alguns alimentos por outros. Por exemplo, o farelo de aveia contém principalmente fibras solúveis e o farelo de trigo contém mais as insolúveis. Portanto, cereais ou bolos com farelo de trigo provocam menos gases do que os com farelo de aveia.

Se você sentiu a barriga estufada após comer, o que você deve fazer é tomar um chá de ervas e relaxar para que o incômodo passe. Normalmente passa em questão de horas ou, no máximo, em dois dias3.

Os nutricionistas recomendam a ingestão de cerca de 40 g de aveia, distribuídos ao longo do dia nas diversas refeições ou lanches. Mas atenção: mais do que uma xícara por dia já deixa de ser saudável! Além de um possível excesso calórico, aveia demais pode causar desconforto intestinal, inchaço, diarreia e até enjoo.

Sintomas leves.
Congestão e secreção nasal, comichão nos olhos, irritação ou manchas na pele (sobretudo ao utilizar géis de aveia).

Se você está com o intestino preso, consumir aveia pode ajudar no trânsito intestinal. Por possuir um teor de fibras significativo, a aveia é um alimento que ajuda na formação das fezes com consistência adequada (desde que haja um consumo equilibrado de água).

A aveia tem outras proteínas de difícil digestão que não são glúten, mas que podem causar causar um fenômeno chamado reação cruzada com o glúten. Que é isso? É o seguinte: Naquelas pessoas que fabricam anticorpos contra o glúten, esses anticorpos podem confundir por acidente a proteína da aveia com o glúten.

Pessoas que possuem intolerância alimentar também devem evitá-la. Quem tem síndrome do intestino irritado não deve consumir aveia, pois, por causa da inflamação, precisa de alimentos de fácil digestão. O consumo de muita fibra provoca ainda mais irritação, pois o alimento permanece mais tempo no intestino.