Qual ovo é melhor para ganho de massa muscular?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Para Amanda, tanto a clara quanto a gema do ovo são essenciais para ganhar músculos. “Os nutrientes da gema complementam o que a clara oferece. A clara é rica em albumina, uma proteína formada por aminoácidos que, por ser de fácil absorção, é um dos componentes de suplementos como whey protein e BCAA.

Falando em números exatos, a resposta pós-treino de construção de músculos entre quem comeu o ovo inteiro foi 40% maior do que a da turma que ficou somente com as claras.

Para potencializar a sua massa magra, consuma ovos cozidos, pochê ou mexidos!

Quantos ovos por dia para ganhar massa muscular? Fisiculturistas e atletas amadores costumam consumir mais do que 3 ovos por dia, visando o ganho de massa muscular.

Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia. Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias.

Ovo mexido x ovo cozido: qual é melhor? Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

ovo de codorna

É muito popular no bentô japonês onde são consumidos de 3 a 5 ao mesmo tempo, devido seu tamanho pequeno, além disso, é considerado “adorável” em muitas culturas. Se comparado aos ovos normais o ovo de codorna contém uma porcentagem mais elevada de proteína e de gordura.

O ovo cozido, assim como mexido, também ganha da versão de preparo frita, já que incluirá menos calorias e menos gorduras na sua composição, tornando-se assim uma forma mais saudável de consumo.

“Os ovos são uma excelente fonte de proteína e podem ser incluídos em uma refeição pré-treino. Além disso, é interessante que eles sejam consumidos combinados a outros alimentos leves e de fácil digestão para tornar a refeição mais balanceada.”

A grande maioria se encontra na clara, a parte branca do ovo, sendo que a albumina representa cerca de 50% destas proteínas. A albumina é uma proteína considerada de alta qualidade, uma vez que contém todos os aminoácidos que precisamos para que nosso corpo funcione corretamente.

Quanto e quando consumir: uma banana por dia, antes ou após o treino, quando deve ser associada a uma proteína (iogurte, queijo). Fonte de proteína, o iogurte é uma boa opção de lanche pós-treino. O ideal é consumi-lo imediatamente após a aula ou até no máximo 30 minutos depois.

Ajuda a manter ossos e músculos saudáveis
Os ovos contêm vitamina D, um nutriente essencial para a saúde dos ossos e músculos. A vitamina D funciona aumentando a absorção de cálcio no organismo e ajudando no processo de calcificação dos ossos.