O que fazer para jabuticaba ficar bonita?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

O solo ideal para o cultivo de jabuticabas é úmido e fértil. O PH do solo deve ficar entre 6,5 e 7,0. O excesso de umidade pode favorecer o aparecimento de pragas.

Você pode estimular sua jabuticabeira a se desenvolver mais depressa e de forma saudável adubando o pé uma vez a cada três meses com esterco bem curtido e calcário, ambos produtos encontrados em grandes casas agrícolas. O calcário ajuda a corrigir a acidez do solo, que interfere no sabor dos frutos.

Então fique de olho nesta dica: a jabuticabeira gosta de clima subtropical, necessitando de temperaturas mais baixas para florescer. E quando plantar jabuticaba? Se irrigar bem, você pode plantar o ano todinho, mas é melhor aproveitar o início das águas para fazer o plantio no local definitivo.

Durante o cultivo de jabuticaba, é importante fazer regas diárias para a planta crescer forte e saudável. Lembre-se sempre de verificar se o solo está muito molhado antes de regar. Por mais que a espécie precise de regas constantes, não encharque a terra demais.

A rega é um dos cuidados mais importantes, pois a jabuticabeira precisa de água regularmente para crescer e produzir frutas. O ideal é regar a planta todos os dias, de preferência pela manhã ou à noite, quando o clima está mais fresco.

Especialmente em jabuticabeiras jovens, a adubação é necessária e pode ser feita com esterco ou adubo orgânico. Recomenda-se a adubação em intervalos de seis meses.

Escolha um dia fresco e nublado e, de preferência, na lua nova ou minguante. Com a tesoura de desbaste, corte as ponteiras que estão secas e aos poucos, vá desenhando o formato da copa, da mesma forma que Carol mostra no vídeo.

Sua floração ocorre geralmente duas vezes ao ano: a primeira com início em junho e indo até agosto, e a segunda entre os meses de novembro e dezembro. Os frutos demoram cerca de dois meses para amadurecer e passam por vários estágios de coloração: verde, vermelho, roxo e negro.

Quando o tronco de uma árvore é cortado, é fácil notar que existem círculos escuros. Cada círculo desse é chamado de anel de crescimento. Cada anel corresponde a um ano de vida. Os anéis são contados de dentro para fora, a partir da medula.

Regas. Sobre as regas, a paisagista afirma que toda jabuticabeira ama água e “o ideal é regar todos os dias. Em solo, um gotejador diário é ideal para garantir boa frutificação”.

A média é justamente de uns 20 anos, enquanto as jabuticabeiras enxertadas dão frutas entre quatro e cinco anos. Além dessa diferença no tempo de desenvolvimento da árvore, há outra característica importante entre as duas técnicas: árvores plantadas de semente duram muito mais do que aquelas que foram enxertadas.

No primeiro caso, o estouro da casca das jabuticabas é causado por irrigações descompensadas, ou seja, por vários dias a planta recebe muita água, depois passa por uma época prolongada de seca e depois, seja por períodos chuvosos ou novas irrigações, a jabuticabeira recebe água em excesso novamente.