Quantas jabuticaba pode comer no dia?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Mas, comê-las em excesso pode dar dor de barriga e as sementes (que acabam passando), prisão de ventre. Por isso, vamos com calma! Dez frutinhas por dia já são o suficiente.

Além dos diversos benefícios, a fruta não é muito calórica - vinte frutinhas têm cerca de 60 calorias. “A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa.

Portanto, o ideal é sempre consumir alimentos com cascas – declara, completando: – A casca da jabuticaba possui ferro, magnésio, fósforo, vitamina C, B1 e B3 e fibras, além de um grande número de compostos fenólicos, responsáveis pela coloração arroxeada.

Desde receitas mais elaboradas até petiscos saudáveis, ela é perfeita para saborear a qualquer hora do dia. "A jabuticaba é uma boa opção de snack saudável para beliscar durante a tarde. Ela tem baixas calorias e pouca gordura.

É possível consumir a fruta crua, com sua polpa, em sucos, saladas de frutas e iogurtes. Outra opção é usar a jabuticaba, especialmente a casca, no preparo de receitas como geleias, chás e até mesmo bolos e tortas.

Casca: Ela pode ser dura de mastigar. Mas compensa: tem fibras a valer.

1 – Abacate
Em 100g do alimento, há aproximadamente 96 calorias e 8,4g de gordura. Apesar disso, a fruta apresenta diversos benefícios, como ajudar a regular o colesterol e triglicerídeos, regular o intestino e ter propriedades antioxidantes.

A casca da jabuticaba é rica em fibras, o que é ótimo para retardar a velocidade dos carboidratos presentes na fruta. Para obter os benefícios da fibra péctica presente na jabuticaba você pode bater a fruta com casca no liquidificador e preparar um suco com adoçante. É gostoso, pouco calórico e contém antioxidantes.

É bom comer a casca da jabuticaba? Sim, pois consumir a casca da fruta pode melhorar o funcionamento do intestino, como explica a nutricionista. Por ser uma parte rica em fibras, comê-la pode contribuir para auxiliar o órgão, além de ajudar na absorção de água pelo organismo.

Semente de jabuticaba
O caroço da fruta é rico em elagitaninos, substâncias que possuem ação anti-inflamatória e são eficazes contra a obesidade, essa foi a conclusão de uma pesquisa feita no Laboratório de Compostos Bioativos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

Fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, fibras, ferro, potássio e selênio, a jabuticaba tem ação antioxidante e contém poucas calorias. Por isso, é considerada uma fruta muito benéfica para a saúde.

Quando fresca, a jabuticaba pode durar até 10 dias na geladeira em pote hermeticamente fechado. Pode ser congelada para durar mais tempo. Basta lavar, enxugar e espalhar os frutos em uma bandeja eguardar no freezer. Após congelada pode voltar a ser consumida e cortada ainda em gelo.