Quem tem diabetes pode comer jabuticaba?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Fruta tipicamente brasileira, a jabuticaba tem utilidade para várias enfermidades. Entre outras funcionalidades, o fruto pode ser usado no controle da diabetes. Um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) apontou a fruta na capacidade de reduzir em até 62% os níveis de açúcar no sangue.

Os resultados mostraram que o consumo diário pode ter efeito na prevenção de doenças como o diabetes tipo 2. “A casca oferecida durante 30 dias aos animais provou ser eficaz na redução de 10% de glicemia e na redução do colesterol sanguíneo”, explicar o professor.

Mas, comê-las em excesso pode dar dor de barriga e as sementes (que acabam passando), prisão de ventre. Por isso, vamos com calma! Dez frutinhas por dia já são o suficiente.

Além dos diversos benefícios, a fruta não é muito calórica - vinte frutinhas têm cerca de 60 calorias. “A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa.

A especialista, no entanto, alerta para a quantidade excessiva de ingestão de jabuticaba. Isso porque, de acordo com Giovanna, o alimento é rico em fibras, e o excesso desses componentes pode gerar problemas como inchaços, gases e constipação intestinal.

suco de cenoura

O suco de cenoura é uma fonte de betacaroteno, vitamina A e fibras. Ele tem um índice glicêmico mais baixo do que muitos outros sucos de frutas, o que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além de combater a hipertensão, a ingestão da jabuticaba evita problemas no próprio coração, por causa da sua ação antioxidante.

É possível consumir a fruta crua, com sua polpa, em sucos, saladas de frutas e iogurtes. Outra opção é usar a jabuticaba, especialmente a casca, no preparo de receitas como geleias, chás e até mesmo bolos e tortas.

"No caroço da jabuticaba encontram-se elagitaninos, substâncias anti-inflamatórias que ajudam a controlar quadros de obesidade", acrescenta Ribas Filho. O caroço da jabuticaba pode ser consumido cru, no entanto, em pequenas quantidades, afinal sua ingestão em excesso pode levar à constipação.

Para quem tem prisão de ventre, recomenda-se consumir jabuticabas com a casca, bem mastigadas. Mas, comê-las em excesso pode dar dor de barriga e as sementes (que acabam passando), prisão de ventre. Por isso, vamos com calma! Dez frutinhas por dia já são o suficiente.