Porque canja faz bem?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

A canja de galinha é composta porque fornece diversos nutrientes essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico. A base de caldo de galinha contém vitaminas, minerais e aminoácidos que desempenham um papel crucial na manutenção da imunidade, incluindo zinco, selênio, vitamina A, vitamina C e vitamina D.

Rico em zinco, um mineral que acelera a produção de glóbulos brancos, acaba por tornar o sistema imunológico mais eficiente. Além disso, a carne de galinha cozinhada liberta cisteína, que é um aminoácido importante para a expetoração que fica acumulada nas vias respiratórias.

A diferença entre a canja e a sopa tradicional é que a canja de galinha possui algum carboidrato dentro da sua receita, podendo ser arroz ou macarrão. Já a sopa vai sem nada mesmo, só o caldo de frango com os temperos e demais ingredientes.

É uma ótima opção pra quem quer diminuir os carboidratos do jantar e assim dar um up na dieta. Eu faço sempre quando estou em dieta low carb (ver AQUI) ou quero pegar leve à noite. Minha dica de canja fit é trocar o arroz comum pelo integral e não adicionar batata.

Aliás, em época de COVIDE-19, “Cautela e Canja de galinha não faz mal a ninguém”. A sopa se torna um prato extremamente poderoso contra a gripe, e isso se deve diretamente a dois elementos: o calor da sopa e um aminoácido chamado cisteína, presente em boa quantidade na carne de frango.

Algumas bebidas, por exemplo, sucos e chás, podem ajudar bastante nesse processo.

  1. Suco de abacaxi com hortelã
  2. Chá de hortelã com gengibre.
  3. Alimentos expectorantes: outras dicas.

Uma sopa quente é fácil de consumir quando se está gripado, pois não demanda muito esforço para engolir e promove até mesmo um alívio na garganta. Incluir ingredientes como cenoura, alho e cebola ajuda ainda mais na obtenção de vitaminas e também melhora a expectoração.

210 calorias

Entre as opções de sopas, a canja é a mais calórica. Isso porque ela tem mais fontes de carboidratos, como o arroz e a batata, além do frango. Mesmo assim, em uma porção de 200 gramas são apenas 210 calorias.

É palavra malaiala, língua falada na Costa do Malabar. Em Goa, no tempo de Garcia da Orta, tornou-se canje. Designava um “caldo quente e salgado”, ao qual se podia acrescentar arroz. Foram provavelmente os portugueses que lhe incorporaram a galinha ou o frango e demais complementos.

1. Caldo de galinha ou outra ave, geralmente com arroz ou massa. 2. [Informal] Coisa boa ou fácil de obter.

Sopas de legumes e canja de galinha, por exemplo, são boas opções. Legumes e tubérculos de fácil digestão, como abobrinha, batata, cenoura, chuchu e cará, também são bem-vindos. Eles também são fonte de potássio, um dos minerais perdidos durante vômitos e diarreia.

Essa canja é especialmente para as pessoas que sofrem de gastrite, essa é uma receitinha de canja bem leve, feita com frango, arroz integral e legumes, sendo ela nutritiva e muito saborosa. Feito para você comer sem ter medo de passar mal.

É muito provável que a canja tenha sido trazida da China por portugueses devido, precisamente, às suas propriedades reconfortantes e medicinais. Outra versão, de Garcia da Orta, aponta sua origem na Índia, na Costa de Malabar, porto de Calicute, onde Vasco da Gama aportou em 1492.

Na geladeira, a sopa dura pouco — de dois a três dias. Ela deve ser levada ao equipamento o quanto antes para prevenir o surgimento de bactérias e outros micro-organismos.

Existem ditados que de tão antigos e corretos fazem parte do nosso cotidiano há décadas. Um deles é “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. Esta é uma das frases mais sábias para empregar no dia a dia, inclusive no exercício da Medicina.

abacaxi

O abacaxi é uma das melhores frutas para preparar suco para tosse com catarro. Rico em vitamina C, é um santo remédio contra inflamações. Ele ainda tem efeito expectorante – ou seja, se o catarro se formar, o suco para tosse com catarro feito com abacaxi vai ajudar a colocar toda a secreção para fora.