Qual é o país de origem da sopa?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Entre a pré-história e a vida moderna, a sopa protagonizou etapas do desenvolvimento humano, assim como do mundo. Nesse sentido, registros bíblicos narram que os hebreus, no Egito, costumavam preparar a sopa como um alimento base do cotidiano.

Os alimentos, vegetais e pedaços de carne crua eram triturados em água, há registros arqueológicos de preparo de sopas entre os Anasazi da região do Four Corners (EUA) em cestos de palha vedados com betume, na Anatólia (Turquia) em potes de cerâmica, na Escócia em estômago de herbívoro (algo similar ao haggis de hoje).

A evidência arqueológica mais antiga vem da caverna de Xianrendong, província de Jiangxi, na China. O primeiro exemplo de uma tigela de sopa remonta ao ano de 20.000 a.C. A cerâmica antiga exibia marcas de queimaduras, o que sugere que o usuário estivesse fazendo algum tipo de sopa quente.

Segundo historiadores, os caldos surgiram antes das sopas, como uma forma de cozinhar carnes e vegetais que crus, são muito duros, conferindo a eles uma forma diferenciada e um sabor mais apurado.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. Composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes, ela é comumente apontada como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil.

A palavra “sopa” deriva da palavra teutônica 'suppa' que se refere a um prato medieval ('sop') de um estufado espesso que se colocava em fatias de pão. A Bíblia nos conta que os hebreus, no Egito, preparavam deliciosos caldos. Na Grécia Antiga, a sopa fazia sucesso, com destaque para sopa de lentilhas.

Buddha Jumps Over the Wall

Sopa. A cumbuca de sopa mais cara do mundo é servida pelo restaurante Mayfair Kai, de Londres. Por R$ 400, você poderá provar a chamada Buddha Jumps Over the Wall, que contém cogumelo japonês, pepino do mar, vieiras, carne de tubarão, frango e porco, presunto e ginseng.

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura.

Criado pelos índios guaranis, esse prato consiste em um caldo de milho debulhado ou ralado, rico em sabores e temperos. A transformação gastronômica dele, de acordo com uma das versões da história, é mérito do primeiro presidente do Paraguai, Carlos Antonio López.

Portugal