Qual é o prato típico de Goiás?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 7 votos

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade. Contudo, para além deles, existe uma cozinha vasta e costumes muito criativos na hora de comer que só encontramos na culinária goiana!

Empadão goiano

Empadão goiano
O recheio é composto de frango, pedaços de linguiça, azeitona, ovo cozido, pequi e guariroba — o palmito amargo do cerrado. Então, se você quer provar a culinária típica do estado de Goiás, não pode deixar de experimentar o empadão goiano quando viajar para a região.

No que tange à culinária goiana, temos a presença de alimentos típicos do Cerrado, como o pequi, a guariroba e o caju, além de preparações como pamonha, galinhada, empadão, arroz com pequi e o alfenim. Vários desses pratos típicos tiveram sua origem na cultura caipira.

Os pratos típicos representam muito daquilo que o povo de um determinado lugar conhece e aprecia, incluindo os ingredientes de cada região, os hábitos de preparo dos alimentos, e por aí vai. Em outras palavras, as comidas típicas nada mais são que os pratos mais característicos de uma região, de um povo ou de um país.

Um dos derivados do milho que representa uma herança cultural de confraternização é a pamonha, que foi herdada dos índios, posteriormente aperfeiçoada tanto por portugueses quanto por africanos. Embora consumida em muitas regiões brasileiras, não há um consenso em qual estado a pamonha é tida como prato típico.

Origem da Pamonha
O nome pamonha vem da palavra pamunã, do tupi. Não existe, exatamente, o local que ela nasceu de fato, mas é um prato muito consumido na região centro-oeste, especialmente no estado de Goiás, onde o alimento encontra-se em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias.

Cultura de Goiás
A cultura goiana tem como influências o meio rural e os ritos religiosos. São manifestações culturais importantes de Goiás as Cavalhadas e a Festa do Divino, realizadas em Pirenópolis. Há ainda várias festejos e cortejos religiosos, realizados em cidades do interior goiano.

Caribéu pantaneiro
O prato é uma espécie de guisado feito a base de carne seca e mandioca. A pimenta, o coentro e o cheiro verde puxam o sabor marcante desta comida típica, pedida certeira de quem deseja cair de boca nos sabores e na cultura do Centro-Oeste.

Descubra quais são os pratos típicos da região Centro-Oeste e onde encontrá-los quando estiver passando por Brasília, Cuiabá, Campo Grande ou Goiânia!

  1. Arroz com pequi em Goiânia. ...
  2. Mojica de pintado em Cuiabá ...
  3. Pamonha em Goiânia. ...
  4. Bolinho de arroz em Cuiabá ...
  5. Carnes exóticas em Brasília. ...
  6. Caldo de piranha em Campo Grande.

feijoada

Considerada por muitas pessoas o prato nacional, a feijoada é muito consumida em vários países de língua portuguesa. A receita original surgiu no norte de Portugal e se espalhou pelo mundo no período das grande navegações.

Conheça alguns dos melhores doces típicos do Brasil

  • O chocolate de Ilhéus, na Bahia. ...
  • A cuca, da região Sul. ...
  • A cartola, de Pernambuco. ...
  • O doce de leite feito em Minas Gerais. ...
  • Doce de abóbora, preparado em grande parte do Brasil. ...
  • Doce de cupuaçu, da região Norte.

O Brasil é muito rico em sabores e possui uma enorme diversidade gastronômica. Cada canto do país tem uma identidade culinária única, com pratos típicos deliciosos preparados com ingredientes regionais e receitas passadas entre gerações.

Feijoada

O prato mais popular da culinária brasileira, Feijoada.

O munguzá (também chamado de mungunzá) é uma comida à base de milho que surgiu na África, mas que se popularizou bastante no Brasil. O prato tem várias versões, tanto doces, quanto salgadas, dependendo da região do país onde ele é preparado. Em alguns locais, é conhecido até como canjica.

Goiânia

Goiânia cidade da pamonha!