Onde encontrar pectina para geleia?

Perguntado por: umello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Entre os alimentos que apresentam maior teor de Pectina estão as frutas cítricas, beterraba, maçã, tomate e batata.

Alguns substitutos para a pectina são: o ágar, a gelatina sem sabor, a araruta em pó e até mesmo a tapioca.

A pectina é uma fibra solúvel encontrada naturalmente em frutas e verduras como maçã, beterraba e frutas cítricas, é muito utilizada como agente estabilizador e espessante em toda indústria alimentícia. Está presente em alimentos como cremes, sorvetes, doces, geleias de fruta e muitos outros.

A pectina é uma fibra solúvel que pode ser encontrada, de forma natural, em frutas e verduras, como a beterraba, maçã e frutas cítricas. Essa fibra funciona, principalmente, como um laxante natural, uma vez que ela melhora o fluxo intestinal e aumenta o bolo fecal.

Além da laranja e maçã, são ricos em pectina as frutas tangerina, limão, groselha, amora e pêssego e os vegetais cenoura, tomate, batata, beterraba e ervilha. Por ser uma fibra, a pectina auxilia o bom funcionamento do sistema digestivo.

A pectina é um gelificante essencial para fazer geleias – é ela que dá consistência. O ideal é que seja natural, presente na própria fruta em quantidade suficiente. E, quando é insuficiente, é preciso reforçá-la, usando a pectina comercial, ou fazendo em casa seu suprimento.

A pectina nada mais é do que um gelificante, que serve para deixar a receita mais consistente e parecida com a de gelatina. Se você preferir essa consistência (semelhante à das geleias industrializadas) você pode procurar por esse produto em lojas especializadas em confeitaria.

  • Allimentari.
  • Labquimicaltda.

R$24,90. Pectina: espessante, indicado para geléias, dá uniformidade e firmeza.

A pectina, provavelmente a mais complexa macromolécula natural, é um heteropolissacarídeo contendo predominantemente resíduos de ácido galacturônico. Este polímero, do grupo das fibras dietéticas, é amplamente utilizado como geleificante e estabilizante na indústria de alimentos.

A pectina é muito utilizada na indústria alimentícia e tem como característica a formação de um gel viscoso, que está presente em geleia de frutas, mas também pode ser acrescentada em doces, sucos e iogurtes para melhorar a consistência do alimento.

A pectina comercial é um pó branco extraído de frutas e deve ser muito bem misturado ao açúcar para não formar grumos durante a cocção. Usualmente, a quantidade de uso recomendada é na proporção de cinco partes de açúcar para uma parte de pectina.

Alimentos ricos em pectina
As frutas mais indicadas para isso são a maçã, laranja, limão, toranja e alguns vegetais, como cenoura, beterraba, nabo, rabanete. Mas para que possa aproveitar bem a pectina existe um ponto especial onde a sua concentração é maior: quando a fruta está perfeitamente madura.