Porque virar o pote de geleia?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Consiste na inversão das embalagens de tal forma que a geléia escorra sobre o espaço de cabeça, aquecendo-o. Desta forma, aumenta-se a temperatura desta ar, tornando-o estéril.

Virar a geleia caseira de cabeça para baixo ajuda a conservar o doce por mais tempo. Depois de preparar sua geleia caseira e encher os frascos, feche-os ainda quentes e vire-os de cabeça para baixo. Ao virar os frascos, cria-se uma espécie de vácuo de ar no seu interior, promovendo uma melhor vedação da tampa.

Ao colocar a geleia em um pote esterilizado, deixe um dedo abaixo do limite. Após o envase, tampe o pote e vire-o para baixo com o conteúdo ainda quente para criar o vácuo. Esse “segredo” aumenta a durabilidade da geleia, que pode ser mantida fora de refrigeração por três meses.

Na hora de envasar a geleia de frutas preste atenção nessas dicas:

  1. Coloque o alimento quente nos vidros recém-esterilizados.
  2. DICA: Se você estiver armazenando geleias ou caldas, utilize uma concha e um funil para ajudar.
  3. Encha o vidro sem deixar bolhas de ar no pote.
  4. Aperte tampa para manter o vácuo.

O ideal é que as geleias sejam armazenadas em potes de vidros, esses por sua vez devem ser esterilizados. Outro ponto importante é o tamanho dos potes para armazenar as geleias. É interessante ter dois tamanhos de potes. Oferecer diferentes quantidades para o consumo pode ser um diferencial para a marca.

A pectina é uma substância contida em determinadas frutas, a qual, na presença de certa acidez e teor de açúcar, propicia à geleia a sua característica gelatinosa. Pode-se dizer, então, que a pectina é a “alma” das geleias. Sem pectina, a geleia não dá ponto, ou fica mole ou fica puxa-puxa.

Uma escolha errada de temperatura no fogão aqui, um pouco de açúcar a mais ali e a geleia fica dura, açucarada, longe do ideal.

Você sabe porque a geleia precisa da acidez do limão? O limão é um antioxidante poderoso, logo, previne em parte o envelhecimento da geleia. Ainda mais importante do que isso, o limão é indispensável para promover a gelificação quando a fruta tem pouca acidez.

Com apenas 30 calorias e 7g de açúcar por porção, sua geléia se déstaca de outros produtos. Algumas frutas são mais ricas em pectina, o polissacarídeo que, em contato com ácido (o suco de limão de que falaremos a seguir) e açúcar, ajuda a dar a consistência de gel à sua geleia.

Neste caso, uma porção de geléia é retirada com uma colher grande ou pá e levemente resfriada. A seguir, deixa-se escorrer o material. Se escorrer em forma de fio ou formar gotas, a geléia requer mais concentração. A geléia está pronta quando escorrer em forma de flocos ou lâminas.

DICA: Se você estiver armazenando geleias ou caldas, vale a pena ter a ajuda de uma concha e um funil. Encha o vidro completamente e não deixe nenhuma bolha de ar no pote. Limpe a boca do pote com um pano úmido e feche-o com a tampa metálica. Aperte com força a tampa para manter o vácuo.