Qual a forma correta de comer jabuticaba?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

É possível consumir a fruta crua, com sua polpa, em sucos, saladas de frutas e iogurtes. Outra opção é usar a jabuticaba, especialmente a casca, no preparo de receitas como geleias, chás e até mesmo bolos e tortas.

O ideal é consumir a fruta fresquinha, mas ela pode ficar na geladeira por até três dias. Uma boa opção para aproveitar a jabuticaba nesta época do ano é fazer um suco. O primeiro passo é levar a fruta ao fogo, com um pouco de água até levantar fervura. É esse processo que vai dar a coloração escura da jabuticaba.

É bom comer a casca da jabuticaba? Sim, pois consumir a casca da fruta pode melhorar o funcionamento do intestino, como explica a nutricionista. Por ser uma parte rica em fibras, comê-la pode contribuir para auxiliar o órgão, além de ajudar na absorção de água pelo organismo.

As jabuticabas devem estar frescas e podem ser adicionadas com casca. Além das frutas, água ou água de coco também podem ser acrescentadas, mas são opcionais. Tome cuidado com a quantidade, que não deve ultrapassar meia xícara. Dessa forma, a bebida continua espessa e não fica tão líquida.

Casca: Ela pode ser dura de mastigar. Mas compensa: tem fibras a valer.

A pele da jabuticaba, se consumida em excesso, pode causar constipação. Isso acontece porque compostos específicos presentes na fruta ajudam a abrandar a evacuação. É por isso que, para efeito de medicamento, consumir jabuticaba com pele é benéfico para o tratamento da diarreia de forma natural.

Desde receitas mais elaboradas até petiscos saudáveis, ela é perfeita para saborear a qualquer hora do dia. "A jabuticaba é uma boa opção de snack saudável para beliscar durante a tarde. Ela tem baixas calorias e pouca gordura.

É importante lembrar que as fibras e os antioxidantes estão concentrados principalmente na casca da jabuticaba. Por isso, é aconselhado consumir a casca juntamente com a polpa para se obter todos os benefícios da fruta.

Quando for servir frutas, verduras ou legumes, lembre-se de lavar bem em água corrente retirando excessos de terra, folhas queimadas, sujidades ou partes não comestíveis. Feito isso, coloque as frutas que comemos com casca (maçã, pêra, uva, morango, pêssego, jabuticaba, amora) imersas em solução clorada por 15 minutos.

A resposta é nenhuma! Segundo a especialista, não existe problema algum em misturar frutas e leites. Inclusive, é “mais recomendado tomar uma vitamina pela manhã do que um achocolatado rico em açúcar”.

Quando fresca, a jabuticaba pode durar até 10 dias na geladeira em pote hermeticamente fechado. Pode ser congelada para durar mais tempo. Basta lavar, enxugar e espalhar os frutos em uma bandeja eguardar no freezer. Após congelada pode voltar a ser consumida e cortada ainda em gelo.

Os resultados mostraram que o consumo diário pode ter efeito na prevenção de doenças como o diabetes tipo 2. “A casca oferecida durante 30 dias aos animais provou ser eficaz na redução de 10% de glicemia e na redução do colesterol sanguíneo”, explicar o professor.