O que fazer com o caroço da jabuticaba?

Perguntado por: ealmeida3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Você pode misturar a farinha com frutas picadas, fazer pães e bolos, biscoitos, vitaminas ou sucos.

Semente de jabuticaba
O caroço da fruta é rico em elagitaninos, substâncias que possuem ação anti-inflamatória e são eficazes contra a obesidade, essa foi a conclusão de uma pesquisa feita no Laboratório de Compostos Bioativos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

A casca e o caroço da jabuticaba
Ao ser consumida de maneira excessiva, a casca pode proporcionar um efeito laxante, enquanto o caroço da frutinha pode atrapalhar o processo de digestão, causando o intestino preso.

Coloque as cascas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo, até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por uns 10 minutos. Escorra e despreze a água. Isso diminui o gosto amargo.

É importante lembrar que as fibras e os antioxidantes estão concentrados principalmente na casca da jabuticaba. Por isso, é aconselhado consumir a casca juntamente com a polpa para se obter todos os benefícios da fruta.

A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa. Isso pode causar prisão de ventre”, explica a nutricionista Luciana Drumond.

Preparado a partir da casca da fruta, o chá de jabuticaba possui diversos benefícios à saúde e auxilia na prevenção de acúmulo de problemas como gorduras no fígado, colesterol alto, diarreia e asma, devido principalmente a grande concentração de antioxidantes – substâncias que auxiliam na melhora da imunidade.

A jabuticaba possui compostos que ajudam a abrandar a evacuação, portanto o consumo para pessoas com prisão de ventre não é tão indicado.

Além de combater a hipertensão, a ingestão da jabuticaba evita problemas no próprio coração, por causa da sua ação antioxidante.

vitamina C

Portanto, o ideal é sempre consumir alimentos com cascas – declara, completando: – A casca da jabuticaba possui ferro, magnésio, fósforo, vitamina C, B1 e B3 e fibras, além de um grande número de compostos fenólicos, responsáveis pela coloração arroxeada.

Fonte de fibras, a casca da fruta nativa da Mata Atlântica ajuda a diminuir a absorção de gorduras presente nos alimentos. Dessa forma, o colesterol ruim tende a diminuir, prevenindo enfermidades como infarto e derrame.

Auxilia no funcionamento do intestino
A casca da jabuticaba pode te ajudar nessa missão! Contando com muitas fibras, a casca dessa fruta pode ajudar a estimular o funcionamento do intestino, além de garantir a sensação de saciedade e impedir que você coma além do necessário.

Os nutrientes de cada parte da jabuticaba
Casca: Ela pode ser dura de mastigar. Mas compensa: tem fibras a valer. Além disso, a estrutura lustrosa e adstringente esbanja antocianinas, grupo de pigmentos badalado por sua ação antioxidante.

"No caroço da jabuticaba encontram-se elagitaninos, substâncias anti-inflamatórias que ajudam a controlar quadros de obesidade", acrescenta Ribas Filho. O caroço da jabuticaba pode ser consumido cru, no entanto, em pequenas quantidades, afinal sua ingestão em excesso pode levar à constipação.

A casca da jabuticaba é rica em fibras, o que é ótimo para retardar a velocidade dos carboidratos presentes na fruta. Para obter os benefícios da fibra péctica presente na jabuticaba você pode bater a fruta com casca no liquidificador e preparar um suco com adoçante. É gostoso, pouco calórico e contém antioxidantes.