Porque não pode comer aveia todos os dias?

Perguntado por: ccardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Pode causar aumento da produção de gases (pela fermentação intestinal), do bolo fecal e do número de evacuações. Por isso, quem tem o intestino muito acelerado precisa consumir com moderação. A aveia não contém glúten, mas pode ser contaminada pelo trigo, pois muitas vezes, é processada com outros cereais.

Além disso tudo, normaliza a circulação sanguínea e proporciona uma renovação das células da derme. Mais ou menos 8 colheres de sopa de aveia por dia garantem ao corpo 15% da quantidade recomendada de proteína. Ainda tem vitamina E, antioxidantes e glutamina, ajudando na hora de regenerar as fibras musculares.

Pessoas que possuem intolerância alimentar também devem evitá-la. Quem tem síndrome do intestino irritado não deve consumir aveia, pois, por causa da inflamação, precisa de alimentos de fácil digestão. O consumo de muita fibra provoca ainda mais irritação, pois o alimento permanece mais tempo no intestino.

Quantas colheres de aveia é indicado consumir diariamente? A porção recomendada é de 30 gramas por dia.

Além disso, possui também uma pequena porção de gorduras, potássio e fósforo. Resumindo, é um alimento muito completo, mas quando ingerido cru pode causar gases, inchaço e até dores de estômago.

Os nutricionistas recomendam a ingestão de cerca de 40 g de aveia, distribuídos ao longo do dia nas diversas refeições ou lanches. Mas atenção: mais do que uma xícara por dia já deixa de ser saudável! Além de um possível excesso calórico, aveia demais pode causar desconforto intestinal, inchaço, diarreia e até enjoo.

A banana irá ajudar muito quem sofre de caimbras, também auxilia na musculatura, e a fibra da aveia irá ajudar a reduzir a quantidade de açúcar que tem na banana, já que ela é um alimento com muita frutose. Unidas, a banana e a aveia se transformam em uma alimentação perfeita” diz.

Podemos considerar que o farelo é o tipo de aveia com mais vantagens nutricionais, chega a ter o dobro de betaglucanas em comparação a outras versões da aveia.

75 gramas

Já a aveia é cheia de fibras", explica. Romani aconselha ingerir aproximadamente 75 gramas de aveia por dia para que o organismo possa tirar o melhor proveito possível desse alimento. Para se ter uma ideia, uma colher de sopa cheia tem em média 20 g.

No entanto, nada impede de a aveia em flocos ser utilizada também por quem deseja reduzir o colesterol ou a glicemia. Em contrapartida, a farinha de aveia, tem uma menor quantidade de fibras em sua composição e se destaca mais pelo teor maior de carboidratos (amido) a cada 100g.