Qual é o prato típico do Ceará?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

Baião de dois

Além de um ser um prato tradicional na cultura cearense, o baião de dois é sucesso entre os turistas pelo seus ingredientes bem selecionados e tipicamente brasileiros. O baião tradicional leva: arroz, feijão-de-corda e queijo coalho.

Baião de dois, carne de sol com pirão, panelada, peixada, cuscuz, vatapá, paçoca e tapioca são traços de nossas raízes que se refletem no paladar.

baião de dois

Uma das comidas mais tradicionais de Fortaleza, o baião de dois não pode faltar na mesa do cearense e de quem visita nosso amado estado.

Buchada e sarapatel
De bode ou de carneiro: a buchada é um preparado de vísceras temperadas e cozidas em bolsas feitas do estômago (ou bucho) do próprio animal.

Assim como a paçoca, o baião de dois é uma constante na comida típica do Piauí. Ao invés de comer arroz branco e feijão com caldo, no Piauí é mais comum comer os dois já misturados, numa receita chamada Baião de Dois.

Abacaxi, Ata, Banana, Citros, Figo, Goiaba, Graviola, Leite, Mamão, Manga, Melão, Melancia, Uva, Hortaliças, Sementes.

No topo deste ranking se encontra a laranja com 30.117,02 toneladas (12,35%), em segundo lugar está a banana com 24.881,38 (10,20%) e em terceiro está o tomate com 15.846,60 (6,50%).

Cultura do Ceará
No estado há forte influência de tradições católicas, assim como de manifestações folclóricas de origem sertanista. Predominam-se elementos típicos da cultura nordestina, a exemplo de manifestações como o maracatu, a literatura de cordel, a prática do repente e as festas religiosas.

Entre as manifestações folclóricas temos: Bumba-meu-boi ou Boi-Ceará: são cantos e danças de culto religioso ao boi, de tradição luso-ibérica. dança indígena originária dos índios tremembés. Maracatu: Dança e música o maracatu de Fortaleza é da linha Baque Virado ou Nação e é celebrado nos carnavais.

20ª Conescap – Comidas típicas do Ceará: onde encontrar

  1. 1 – Baião de dois. Além de um ser um prato tradicional na cultura cearense, o baião de dois é sucesso entre os turistas pelo seus ingredientes bem selecionados e tipicamente brasileiros. ...
  2. 2 – Caranguejo. ...
  3. 3 – Moqueca. ...
  4. 4 – Carne de Sol. ...
  5. 5 – Tapioca. ...
  6. 6 – Frutos-do-mar.

A culinária cearense é o resultado de uma mistura de culturas – portuguesa, tupi, afro – em proporções desiguais. Herdamos dos portugueses as sopas, os caldos, os cozidos de carnes e peixes, os doces temperados com cravo canela e erva doce. Dos índios, herdamos as papas e todos derivado da mandioca (Barroso).

Em muitos bares espalhados pelo Recife dá pra degustar pratos como se estivesse na praia de Boa Viagem, como a agulha frita, caldinho dos mais diversos, caranguejo, bobó de camarão, sururu, queijo coalho e tantos outros.

Acarajé

O Acarajé é o maior símbolo da culinária baiana, e trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê.

Na lavoura permanente, os destaques foram a produção de banana (6,8%), de castanha de caju (52%) e de coco-da-baía (23,6%). No grupo das frutas, os destaques foram a manga, goiaba, abacate, limão, tangerina e uva. A agricultura representa cerca de 60% da agropecuária cearense.

Aqui no Ceara falamos macaxeira !! Moro em Manaus e fala Macaxeira mas sou carioca e fala aimpim. Sou baiana e na verdade a macaxeira, ou (mandioca braba) como chamam é a que nao serve pra consumo.

Ela está presente em todas as regiões do país, sendo que no sul do Brasil é chamada pelo nome de mandioca, enquanto no Sudeste é mais conhecida como aipim. Já no Nordeste, ela é famosa pelo nome de macaxeira.