Qual é o nome popular da árvore que produz o pinhão?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

“A araucária é uma árvore que não tem fruta, faz parte do grupo das gimnospermas. Ela produz a pinha e os pinhões.

Pinhos são frutos da araucária (Foto: Arquivo TG)
Durante a fase adulta, a árvore pode chegar a 25 metros de altura e dá frutos, chamados de pinha. Esses frutos são comestíveis e geralmente caem em julho, no auge do inverno. Alguns indígenas utilizam o fruto assado, como alimento.

A araucária (Araucaria angustifolia) é uma espécie arbórea de gimnosperma pertencente à família Araucariaceae que é encontrada na região Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) do Brasil.

Semente da araucária, árvore abundante no estado do Paraná, muito se confunde o pinhão com o fruto que lhe dá origem, a pinha. Isso mesmo, o pinhão é a semente da pinha.

A palavra Araucaria possui seu radical na palavra “Arauco” (na língua mapuche, “água calcária”), uma região do Chile, e o termo específico angustifolia provêm do latim “folhas estreitas”. Popularmente a árvore é também conhecida como “Pinheiro”.

Nome popular: pinheiro-brasileiro, pinho, araucária.

Todos dão o pinhão, semente de um fruto de nome ouriço ou pinha, pela sua forma, que contém de 100 até 180 pinhões, mas uma parte destes é chocha, sem semente.

A maioria cresce até 45 metros, sendo que a coroa pode atingir 9 metros de diâmetro. A maioria dos pinheiros tem casca grossa e escamosa. Muitos ramos surgem dos mesmos pontos dispostos em espiral na árvore. Pinheiros têm folhas em forma de agulhas que permanecem nas árvores durante todo o ano (plantas perenes).

Bem pessoal, a araucária é conhecida popularmente como pinheiro-brasileiro, mas seu nome científico é Araucaria angustifolia. É uma árvore de grande porte, pode atingir cerca de 50 m de altura e seu tronco pode medir até 2 m de diâmetro.

O pinhão, consumido especialmente na região sul e, em menor escala, nos demais estados brasileiros, é o fruto da araucária, árvore símbolo do Paraná.

Existem outras espécies de Araucárias com sementes comestíveis como por exemplo a Buya-buya. Características: arvore grande de tronco esquio e reto, atingindo 20 a 30 metros de altura. As arvores masculinas tem copa cônica e as arvores femininas tem copa com forma de taça.

O pinhão é a semente da Araucária e a parte comestível da pinha. É nativo da região Sul e de algumas áreas do Sudeste do Brasil. Ele é encontrado mais facilmente entre os meses de março e agosto.

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o pinhão não é o fruto do pinheiro e sim sua semente. Ele se desenvolve no interior da pinha, que é a flor do pinheiro. Em nossa região podem ser encontrados vários tipos de pinhão: o Caiano, o Amendoim, o Branco, o Roxo e o Pinhão Farinha.

Suas folhas, as acículas, são verde-escuras, simples, alternas, espiraladas, lineares a lanceoladas, coriáceas, com ponta terminando em um espinho muito pungente, podendo chegar a 6 cm de comprimento por 1 cm de largura.