Porque não pode comer pinhão cru?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Mas trabalhar o pinhão através do processo de cozimento pode alterar algumas de suas propriedades nutricionais. Quando cru, por exemplo, ele apresenta o dobro de minerais do que quando cozido. Perdas de proteínas, lipídios e carboidratos também podem ocorrer com essa modificação.

Normalmente, ele é consumido cozido ou assado na brasa - e nunca deve ser ingerido cru, já que, além de rígido, ele pode ser tóxico ao organismo. Para fazer o pinhão em casa, basta lavar bem as sementes sob água corrente e cozinhar na panela de pressão com bastante água e um pouco de sal.

Por ser rico em fibras, o consumo de pinhão pode trazer diversos benefícios, como prevenir doenças intestinais. O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio.

Por ser rico em fibras e em amido (o pinhão é, praticamente, todo carboidrato), ingeri-lo em exagero pode levar à sensação de estufamento, e além de demorar na digestão, atrapalha o sono. “Essa recomendação de não comer à noite é um pouco de mito, visto que não há qualquer contra-indicação.

Pinhão na panela de pressão
Se for necessário, deixe-os cozinhando por mais alguns minutos até que atinjam o ponto ideal. Caso queira preparar uma quantidade maior, basta multiplicar a receita. Após cozido, o pinhão servirá como ingrediente para outras ou para comer puro, conforme sua preferência.

No entanto, essa semente é rica em calorias e, por isso, deve ser consumida com moderação. Para se obter os benefícios do pinhão, recomenda-se o consumo de 15 unidades, ou seja, 75 g de pinhão por dia.

O pinhão geralmente é consumido cozido ou assado na brasa, mas pode ser adicionado a diversas receitas culinárias. Na forma de farinha substitui a de trigo e faz parte de preparações como pães, bolos e biscoitos. Para isso, basta triturar o alimento em um processador.

O pinhão é um alimento muito versátil. Seu consumo ocorre apenas assado ou na brasa, mas também em preparos mais complexos. Cozida com água e sal, a semente da araucária é perfeita para se comer ainda quentinha, direto da casca.

A refrigeração (2 a 10°C) aumenta a vida de prateleira das sementes in natura de alguns dias para até três meses. Já o congelamento (temperaturas menores que -18 °C) prolonga esse período para oito meses ou mais. Ou seja, dá pra guardar pinhão desta safra até a colheita do próximo ano.

Aqui vale dizer que o pinhão é rico em Ácido Oleico, que ajuda o fígado a eliminar o excesso de triglicerídeos do corpo.

Na cozinha: O pinhão é um alimento neutro, que fixa o sabor de outros ingredientes mais intensos. Vai bem cozido em fogo lento ou assado na chapa do fogão a lenha. Dica: O pinhão pode causar flatulência (gases) devido ao amido resistente.

O carboidrato comum quando é ingerido leva em média 20 minutos para sua absorção total pelo organismo. Já o carboidrato do pinhão pode levar uma média de 2 horas. E parte dessa digestão ocasiona uma fermentação no intestino, que equilibra a composição microbiota que ajuda a evitar a constipação.

“A araucária é uma árvore que não tem fruta, faz parte do grupo das gimnospermas. Ela produz a pinha e os pinhões. Quando um pinhão cai no chão, por exemplo, ele germina e produz uma muda, por isso é uma semente”, explica o engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa Florestas Ivar Wendling.

A casca do pinhão representa, aproximadamente, 20% da semente, sendo um resíduo descartado no meio ambiente, que leva um tempo considerável para sua decomposição. Essa casca é rica em compostos fenólicos, cuja atividade antioxidante é reconhecida e avaliada para utilização em diversos segmentos industriais.

Além do típico vinho tinto, a comentarista também dá indicações inclusive com vinho branco e vinho laranja.

O pinhão também é rico em Vitamina E, Vitamina K, Ferro, Cobre, Cálcio e Magnésio. Além disso, o alimento contém ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9). Essas substâncias contribuem para a redução do colesterol no sangue e podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.