Para que que serve o caldo da beterraba?

Perguntado por: ividal7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Como ela contém nitratos que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, o consumo da sopa ajuda a melhorar a circulação do sangue.

A água usada para cozinhar a beterraba, por exemplo, fica rica em vitaminas e minerais. “Se a gente utilizar essa água para cozinhar o arroz, por exemplo, ele vai ganhar parte dessas vitaminas e minerais”, explica o nutricionista Diogo Thimóteo.

Acredita-se ainda que o consumo regular de beterraba pode: Reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Diminuir o risco de demência. Baixar a pressão arterial.

A beterraba é rica em nitratos, que são convertidos em óxido nítrico no organismo. O óxido nítrico tem a função de dilatar os vasos sanguíneos, melhorando teoricamente o fluxo sanguíneo e o transporte de oxigênio e nutrientes para as células.

Uma dose diária de suco de beterraba pode ter, por exemplo, um efeito significativo na pressão arterial. Um estudo mostrou que comer duas beterrabas por dia durante algumas semanas levou a uma queda na pressão arterial de cerca de 5 milímetros de mercúrio em média. "[A pressão arterial] tende a diminuir essencialmente.

Pode ser utilizada no preparo de outros alimentos como arroz, feijão, sopas, caldos, entre outros. Nutricionista, especialista em nutrição e esporte e mestre em comunicação social.

Pesquisando, eu descobri que a beterraba é excelente fonte de vitamina C, vitamina A e complexo B, além de minerais como fósforo, ferro e magnésio… Portanto, nada de desperdiçar essa água tão nutritiva!

A vitamina A, presente na beterraba, é a mais importante para nossos olhos, mantém a córnea clara, lubrifica os olhos e melhora a visão na luz baixa, previne cataratas, previne o olho seco e mantém a saúde dos olhos. Devido a isso, o consumo de beterraba em uma dieta saudável e equilibrada é necessário.

A beterraba é um vegetal que se destaca por ser rico em açúcar e ferro. Ela atua no combate à anemia, problemas de baço e fígado, prisão de ventre, entre outros. A beterraba é uma raiz tuberosa rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês.

A beterraba ainda contém vitaminas do complexo B, que protegem o sistema nervoso e são necessárias para prevenir a anemia. Essa hortaliça também é rica em cálcio e potássio, que são essenciais para a contração muscular, e em zinco, que estimula as defesas do organismo.