Qual a forma mais saudável de cozinhar beterraba?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Cozinhar a beterraba no vapor é forma que mais mantém os nutrientes.

Para melhorar a absorção do ferro não-heme, é necessário combinar a ingestão da beterraba com alimentos fonte de vitamina C – limão, laranja, caju, pimentão, abacaxi, tomate, acerola – e fontes de vitamina A e carotenoides – vegetais verde-escuro, amarelos e alaranjados.

No entanto, quando cozida, a beterraba perde parte desse nutrientes, e por isso o melhor é consumi-la crua, ralada em saladas ou adicionada em sucos naturais.

Como cozinhar beterraba no micro-ondas
Aqui, o mais legal é que você aprende a cozinhar a beterraba de modo fácil e rápido, em apenas oito minutos. E o melhor: não é necessário descascá-la antes do preparo.

A beterraba pode ser consumida cozida, assada ou mesmo crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas.

Ao realizar o preparo de alimentos crus, como leguminosas e vegetais verdes, é possível obter uma redução considerável no teor de oxalato e métodos de cozimento úmidos, como fervura e cozimento a vapor, são altamente eficazes para reduzir o oxalato, que é solúvel em água.

Para cozinhar na panela tradicional, lave as beterrabas em água corrente sem descascar. A casca ajuda a manter os nutrientes do alimento. Em seguida, coloque-as inteiras na panela e cubra totalmente com água. Deixe em fogo médio por 30 minutos e depois confira se está macia.

Beterraba no feijão não pode!
A beterraba é rica diversos nutrientes, como dito anteriormente. Porém, ela também possui ácido oxálico ou oxalato, um antinutriente que dificulta a absorção de alguns nutrientes, especialmente o cálcio e o ferro.

A beterraba contém diversas propriedades que ajudam a diminuir a pressão arterial, eliminar pedras nos rins, além de favorecer o sistema imunológico. Conheça melhor os benefícios desse vegetal rico em fibras, vitaminas e minerais.

Reutilizar a água tem seus benefícios, além da economia. A água usada para cozinhar a beterraba, por exemplo, fica rica em vitaminas e minerais. “Se a gente utilizar essa água para cozinhar o arroz, por exemplo, ele vai ganhar parte dessas vitaminas e minerais”, explica o nutricionista Diogo Thimóteo.

15 minutos

Em uma panela de pressão, coloque as beterrabas e a água suficiente para cobrir e cozinhe por cerca de 15 minutos após pegar pressão.

Não descasque as beterrabas, pois a casca protege a leguminosa e mantém todos os nutrientes desse alimento. 2. Você pode cozinhá-las inteiras – que é o melhor modo – ou pode cortá-las ao meio, caso sejam grandes demais para a sua panela.

Existe alguma restrição sobre a quantidade a se comer beterraba por dia? Em função do teor de fibras do alimento e de seu papel no funcionamento intestinal, o consumo diário de uma porção de beterraba poderá interferir na consistência das fezes, podendo levar a um quadro de diarreia.

De acordo com um estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, um copo por dia e/ou a ingestão de uma beterraba pequena diariamente é o suficiente para ter todos os benefícios. "O ideal é consumi-la crua ou cozida e, de preferência, com a casca, que conserva melhores os nutrientes", lembra Valéria.