Pode fazer açúcar com beterraba?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

O produto obtido por meio da beterraba é produzido usando um processo que envolve o vegetal em fatias finas para extrair o suco natural. Depois, o suco é purificado e aquecido para criar um xarope concentrado, que é cristalizado para formar açúcar granulado.

Entre os nutrientes presentes no açúcar de beterraba, pode-se destacar as vitaminas A, C e potássio como os principais. Então, esse ativo é capaz de proporcionar principalmente hidratação e firmeza de partes do corpo.

O açúcar de beterraba é muito fino e pálido. Isso o torna ideal para confeitaria e para adoçar todos os tipos de pratos e bebidas.

França

É plena colheita na França, o maior país produtor de açúcar de beterraba do mundo. De meados de setembro até dezembro, o movimento é quase frenético no campo, nas estradas e sobretudo nas usinas que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, na produção do açúcar mais subsidiado do planeta.

No Brasil, obtém-se o açúcar principalmente através da cana-de-açúcar, que é moída, obtendo-se a garapa, com alto teor de sacarose. Posteriormente, essa garapa é aquecida, formando um melaço, que contém aproximadamente 40% de sacarose em massa; e parte dessa sacarose se cristaliza, formando o açúcar comum.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Além de não ser encontrado em qualquer lugar, o valor desse açúcar não é dos mais acessíveis. O preço de um quilo do açúcar de beterraba chega a custar por volta de 50 reais.

A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins. Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias.

Apesar de conter açúcar em sua composição, a beterraba não é vilã dos diabéticos, pelo contrário. Possui vitaminas, minerais e fibras, que retardam a absorção do nutriente pelo organismo, beneficiando o controle glicêmico pós-refeição. A quantidade ideal deve ser individualizada.

O Suco de Beterraba é conhecido por ser uma ótima fonte de nutrientes que ajudam na desintoxicação e tem ação anti-inflamatória. Favorecendo a imunidade e o funcionando do sistema digestivo. Além disso, o suco possui antioxidantes que combatem radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele.