É melhor congelar batata crua ou cozida?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

O melhor para manter a batata em bom estado é congelar o alimento cru e descascado. Portanto, descasque as batatas e coloque-as em um saco hermético ou a vácuo antes de congelar.

Como a batata crua tem muita água, é preciso branqueá-la antes do congelamento para que não fique molenga depois de cozida. Esse processo pode parecer complicado, mas não é. É possível branquear batatas inteiras ou cortadas. Além disso, o congelamento também pode preservar batatas cozidas.

As batatas, por exemplo, quando cozidas, inteiras ou em pedaços não conservam a mesma textura após o congelamento. Porém, como purês, as batatas congeladas ficam perfeitas. Depois de cozidas, amasse as batatas ainda quentes e acrescente um pouco de manteiga e leite, para que o purê não escureça com o processo.

Seque bem as batatas, espalhe-as batatas em uma forma (elas não deverão ficar sobrepostas) e reserve no freezer por, no mínimo, 24 horas. Após esse tempo, transfira as batatas congeladas para um saco plástico e conserve no freezer por até 3 meses.

Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada.

O melhor para manter a batata em bom estado é congelar o alimento cru e descascado. Portanto, descasque as batatas e coloque-as em um saco hermético ou a vácuo antes de congelar. Isso também vai proteger o alimento da abrasão devida ao frio intenso. Da mesma forma, você pode congelar as batatas cortadas cruas.

Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que plástico porque deixam a batata respirar mais, de forma que ela não apodrece tão rápido. Tudo isso vale para a batata-doce também.

12 meses

No freezer as batatas cozidas irão durar de 10 a 12 meses sem perder o sabor, após este tempo poderão não estar estragadas, mas perderão suas propriedades. (não podem haver mudanças na temperatura para este resultado!) Uma forma de identificar que as batatas estão ruim é quando vão ficando macias, sem cor e murchas.

Batata cozida: não congela bem, a textura modifica e ela fica esfarelando. Cremes e pudins que levam amido: soltam água depois de descongelados.

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, não se prestam para o congelamento as hortaliças folhosas consumidas cruas, como alface, rúcula e agrião. Já hortaliças de folha consumidas cozidas, como espinafre e couve-de-bruxelas, podem ser congeladas sem problema.

O ideal é que os alimentos sejam embalados em recipientes herméticos de vidros, saquinhos ziplock ou potes de plástico com tampa. No caso dos saquinhos próprios para congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem.

INGREDIENTES: Batata, óleo vegetal de girassol, dextrose e estabilizante pirofosfato ácido de sódio.

Sim, guarde as batatas descascadas na geladeira, mas elas precisam estar dentro de um recipiente com água. Deixar as batatas descascadas fora da água fará com elas oxidem muito rápido e não poderão ser utilizadas. As batatas cruas descascadas em água duram até 4 dias na geladeira.

O alimento também tem muita água e, por isso, não fica bom quando é descongelado. E ao contrário do tomate, que pode ser transformado em molho, a batata perde sua textura até mesmo quando vai ao freezer em forma de purê.

As batatas congeladas não são feitas com ingredientes naturais. Mito. Mesmo existindo opções em formatos moldados, como Smiles e Emoticons, o produto é feito da própria batata, que é apenas manipulada para ganhar novas formas ou cortes, aproveitando todas as partes do tubérculo no processo de fabricação.

R: Sim, você pode congelar o purê de batata temperado com ervas ou especiarias. Se você deseja manter o sabor fresco das ervas ou especiarias, pode ser melhor adicionar um pouco mais após o descongelamento e reaquecimento do purê de batata.