Quantas calorias tem uma beterraba cozida?

Perguntado por: aborges . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Relatório básico: Beterraba, cozida, drenado

ComponenteUnidadexícara de chá, fatias (68.00 g)
Valor energético (kcal)kcal30
Proteínag1.14
Gorduras totaisg0.12
Carboidratos (por diferença)g6.77

Pode ser consumida em saladas, tanto crua como cozida. É muito recomendada para quem busca manter uma dieta saudável e de poucas calorias, já que a cada 100 gramas, são ingeridos apenas 40 kcal.

100g de beterraba cozida tem 32 calorias. A tabela nutricional da beterraba cozida tem 7,2g de carboidratos, 1,3g de proteínas, 0,1g de gorduras e 1,9g de fibras.

Os cinco que mais engordam são o milho, as ervilhas, as batatas, as cenouras e o repolho.

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

Como ela ajuda no processo do emagrecimento? Quando consumida, a beterraba pode contribuir para o emagrecimento. Devido à quantidade de fibras que atuam no trato gastrointestinal, ajudando na absorção e na eliminação de parte das gorduras ingeridas.

A beterraba pode ser uma aliada nessas horas: o legume tem alto teor de magnésio e o déficit desse mineral está ligado a alguns tipos de insônia. Recentemente, o portal Mundo Boa Forma compartilhou uma receita de suco natural com apenas abacaxi e beterraba, bem simples de fazer.

Comece por ralar a beterraba, até obter cerca e 2 colheres de sopa de raladura. Coloque a beterraba no copo do liquidificador ou do mixer, e acrescente os restantes ingredientes. Bata tudo muito bem por 2-3 minutos e, se quiser, coe o suco para eliminar o bagaço e as sementinhas das frutas.

Como consumir a beterraba
De acordo com um estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, um copo por dia e/ou a ingestão de uma beterraba pequena diariamente é o suficiente para ter todos os benefícios.

Apesar de docinha, a beterraba tem poucas calorias – 43 em uma unidade grande (100 gramas) –, além de conter uma boa quantidade de fibras, que fazem com que a liberação de energia no organismo aconteça aos poucos.

1 – Alface
A alface contém 15 calorias e 1,3g de em 100g*. Esse alimento contribui com a saúde do intestino e ajuda controlar o nível de açúcar do sangue.

A beterraba
Vai bem em saladas, sucos, sopas e é sucesso total para dar aquele colorido nos pratos.

O recomendado é uma ingestão de cerca de 30 g de alimentos dessa categoria. Por fim, neste grupo estão incluídos vegetais como: alface, acelga, alcachofra, pepino, couve-flor, berinjela, jiló, agrião, aspargo, pepino, espinafre, chicória, pimentão, rabanete, coentro, cebolinha, brócolis, funcho e outros.

Com apenas 25 calorias por unidade e pouca gordura, o tomate está sempre na lista de alimentos indicados para as dietas de emagrecimento. Além disso, tem propriedades diuréticas contribuindo para diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.

A beterraba é composta basicamente por 75% de água, 20% de açúcar e 5% de polpa. O teor de sacarose em uma raiz pode variar de 12 a 21%, dependendo das condições de cultivo. Devido a essa alta concentração de sacarose, a beterraba pode ser usada para produzir açúcar assim como a cana.

Pesquisando, eu descobri que a beterraba é excelente fonte de vitamina C, vitamina A e complexo B, além de minerais como fósforo, ferro e magnésio… Portanto, nada de desperdiçar essa água tão nutritiva!