Para que serve a água da beterraba crua?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins. Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias.

Ela é indicada para fortalecer a imunidade, pois contém vitamina C e zinco, compostos que aumentam a produção das células de defesa do organismo. Por conter ferro e vitaminas do complexo B, ela previne e combate a anemia.

Nutrientes como as vitaminas do complexo B, alguns minerais e compostos bioativos são parcialmente liberados do alimento e tornam a água de cozimento um líquido enriquecido de nutrientes. Pode ser utilizada no preparo de outros alimentos como arroz, feijão, sopas, caldos, entre outros.

Lavar e fatiar a beterraba e, imediatamente, colocá-la na água fresca; Acrescentar a hortelã picadinha; Espremer a limão e adicionar também a sua parte sólida à jarra; Levar ao refrigerador durante 12 até 24 horas antes de consumir.

Acredita-se ainda que o consumo regular de beterraba pode: Reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Diminuir o risco de demência. Baixar a pressão arterial.

Reutilizar a água tem seus benefícios, além da economia. A água usada para cozinhar a beterraba, por exemplo, fica rica em vitaminas e minerais. “Se a gente utilizar essa água para cozinhar o arroz, por exemplo, ele vai ganhar parte dessas vitaminas e minerais”, explica o nutricionista Diogo Thimóteo.

A melhor forma de consumi-la é crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas, garantindo assim todas as suas propriedades para a saúde. Já se você prefere a versão cozida, o indicado é que esse processo seja mais curto e tenha menos contato com o calor, para preservar os nutrientes.

A beterraba também pode aumentar o fluxo sanguíneo para áreas cruciais do cérebro. O consumo de suco de beterraba provou estimular a cognição e melhorar a capacidade de tomar decisões rápidas. Há sugestões ainda de que pode ser útil para manter a saúde do cérebro à medida que envelhecemos.

Para realizar essa receita basta usar o liquidificador para bater as metades de uma beterraba e de uma cenoura, juntamente com um copo de água. Após isso coar essa mistura em um recipiente de spray. Para aplica-la, você deve: Lavar bem os cabelos e secar o cabelo, porém, o deixando úmido.

Contraindicação da beterraba
Também podem haver contraindicações específicas pelos nutrientes que a beterraba contém. Por exemplo, como é uma fonte de potássio, alguns pacientes renais crônicos que necessitam de uma dieta controlada em potássio, podem ter orientação reduzida de consumo do alimento.

Quais são os principais benefícios do suco de beterraba? Os possíveis benefícios do suco de beterraba incluem melhora do fluxo sanguíneo, aumento da resistência física e redução da pressão arterial.

De acordo com especialistas, o melhor horário para tomar a bebida é em jejum, uma hora antes do café da manhã. Para praticantes de atividades físicas, o ideal é consumir o suco até uma hora antes de iniciar os treinos, desta forma, o corpo ganhe mais força e disposição.

De acordo com um estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, um copo por dia e/ou a ingestão de uma beterraba pequena diariamente é o suficiente para ter todos os benefícios. "O ideal é consumi-la crua ou cozida e, de preferência, com a casca, que conserva melhores os nutrientes", lembra Valéria.

A beterraba pode ser uma aliada nessas horas: o legume tem alto teor de magnésio e o déficit desse mineral está ligado a alguns tipos de insônia.

O efeito energizante é percebido uma hora depois do consumo do suco, sendo mais forte de três a quatro horas após a ingestão. Esse é atribuído a uma substância chave, o nitrato, presente na bebida.

A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins. Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias.