Qual é o nome da árvore que dá o pinhão?

Perguntado por: ipereira7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

araucária

O pinhão é a semente da araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná, bastante apreciado na alimentação humana. É encontrado dentro da pinha nos galhos das árvores fêmeas. Atualmente, a colheita do pinhão é artesanal e extrativista.

pinheiro-manso

Como referimos anteriormente, o pinheiro-manso destaca-se pela sua produção de frutos. São conhecidos como pinhas. Com forma ovalada, de até 15 cm de comprimento, escamas achatadas e com duas sementes no interior. Estas sementes carnosas e muito saborosas são denominadas pinhões.

Pinhos são frutos da araucária (Foto: Arquivo TG)
Durante a fase adulta, a árvore pode chegar a 25 metros de altura e dá frutos, chamados de pinha. Esses frutos são comestíveis e geralmente caem em julho, no auge do inverno. Alguns indígenas utilizam o fruto assado, como alimento.

A maioria cresce até 45 metros, sendo que a coroa pode atingir 9 metros de diâmetro. A maioria dos pinheiros tem casca grossa e escamosa. Muitos ramos surgem dos mesmos pontos dispostos em espiral na árvore. Pinheiros têm folhas em forma de agulhas que permanecem nas árvores durante todo o ano (plantas perenes).

A araucária (Araucaria angustifolia) é uma espécie arbórea de gimnosperma pertencente à família Araucariaceae que é encontrada na região Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) do Brasil.

Nome popular: pinheiro-brasileiro, pinho, araucária.

A Muda de Pinha, também conhecida como fruta-do-conde ou ata, é uma planta frutífera de origem tropical pertencente à família das Annonaceae. Essa árvore de porte médio a grande apresenta uma copa densa e arredondada, com folhas verdes brilhantes e flores amarelo-esverdeadas de aroma adocicado.

Ela produz a pinha e os pinhões. Quando um pinhão cai no chão, por exemplo, ele germina e produz uma muda, por isso é uma semente”, explica o engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa Florestas Ivar Wendling. Essa semente é formada por uma casca e pela castanha, que é a parte comestível.

Araucária ou pinheiro é a planta que da origem ao pinhão. A espécie Araucaria angustifolia é nativa do Brasil e não por acaso, é popularmente conhecida como pinheiro-brasileiro ou pinheiro-do-paraná.

Na natureza, a Araucária (Araucaria angustifolia), espécie florestal nativa brasileira, leva de 12 a 15 anos para produzir sua semente: o pinhão. Bastante apreciado na alimentação, o pinhão é considerado alimento funcional, benéfico à saúde, além de não conter glúten.

A madeira pinho vêm da árvore pinheiro-do-Paraná, de nome científico Araucária Augustifolia. Ao contrário do nome, essa árvore não pertence à família de pinheiros. Em suma, se trata de uma conífera, de rápido crescimento, que pode chegar de 20 a 35 metros de altura.

A Araucária, também conhecida como Pinheiro-brasileiro, é a árvore predominante da Floresta Ombrófila Mista, também conhecida como Floresta com Araucárias, uma das formações florestais do bioma Mata Atlântica.

O pinheiro americano ou pinus é uma árvore originária da Ásia e da Europa e foi introduzida ao Brasil no final do século XIX. Conhecida por seu fácil crescimento, a planta se encontra em grande quantidade na região Sul do Brasil, chegando a atingir incríveis 40 metros de altura e até 200 anos.

O termo genérico Araucaria possui seu radical na palavra Arauco (na língua mapuche, “água calcária”), uma região do Chile, e o termo específico angustifolia provêm do latim “folhas estreitas”. É conhecida popularmente no Brasil como pinheiro-brasileiro, pinheiro-nacional, pinheiro-do-paraná, pinho ou araucária.

2. Pode cortar araucária? De forma simplificada, por ser uma espécie ameaçada de extinção, as araucárias nativas não podem ser cortadas.

Pode parece estranho, mas as pinhas são os órgãos reprodutores das gimnospermas – plantas que não possuem frutos protegendo as sementes. "A pinha corresponde ao estróbilo, que é a estrutura reprodutiva dessas espécies, composta por ramos e folhas modificadas em formato de cone.