Como é feito o fubá mimoso?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

O fubá mimoso é um produto que tem sua origem a partir dos grãos de milho obtidos por moagem, em processo semi-úmido, degerminados e classificados em peneiras. Dessa maneira, o único ingrediente presente é o milho convencional desgerminado, livre de transgênicos.

Basicamente, existem três variedades: o tradicional fubá, o fubá mimoso e a semolina. O primeiro nada mais é do que a farinha de milho obtida a partir da moagem do grão de milho e tem espessura média. O chamado mimoso é mais fino, usado principalmente na preparação de bolos e polentas.

Ingredientes: Farinha de milho. Informação Adicional: Enriquecido com ferro e ácido fólico, rico em fibras e vitaminas B6 e E, e fonte de vitamina B1.

A farinha de milho tradicional flocada é hidratada e triturada antes de ser torrada. A partir disso, o resultado são flocos secos e espessos, chamados de biju; já o fubá é degerminado e moído, o que faz com que seus flocos sejam mais finos e absorvam água com mais facilidade.

Marco França

Fubá Mimoso (Marco França) em Mar do Sertão; ele retomará missão de matar José (Sergio Guizé)

O ator, compositor, multi-instrumentista e diretor musical natalense Marco França é o mais novo personagem da novela 'Mar do Sertão'. Desde o dia 10 de outubro ele está em cena no papel de Fubá Mimoso, um matador de aluguel para lá de vaidoso, mas cheio de mistério.

A farinha de milho, o flocão e o fubá, por exemplo, têm a mesma matéria-prima: o milho.

O fubá de milho é milho maduro, seco, cru e moído. Já a fuba é o milho maduro, seco, torrado e moído. O milho tratado assim não é exclusividade do sertanejo brasileiro.

Apesar de calórico, se combinado com outros ingredientes é, sim, um alimento que pode ser consumido diariamente. Muito usado na polenta, em bolos, pães e mingaus, o fubá não é um vilão.

Além disso, o fubá possui vitamina K, importante para a coagulação do sangue e que fornece bastante energia", afirma Maia. O alimento possui o dobro de fibras do que a farinha de trigo.

O flocão de milho é um ingrediente muito utilizado em receitas típicas do Nordeste brasileiro, como o cuscuz, e vários tipos de farofas e bolo. Contudo, ele também pode ser utilizado no lugar no fubá para o preparo de uma receita de polenta diferente e deliciosa.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, farinha de milho e fubá são a mesma coisa: trata-se do produto obtido a partir da moagem do grão de milho, posteriormente passado por uma peneira.

Para começar, o alimento é rico em niacina, zinco e ferro, que, por sua vez, contribui para a manutenção dos glóbulos vermelhos, protegendo o sistema imunológico. O fubá ainda oferece potássio, fósforo e magnésio. Boa notícia para os celíacos: por não apresentar glúten, o fubá por ser usado sem medo.

Quando vendidos em pacotes ou tubos no supermercado, o fubá pode ser apenas como a farinha de milho. Na verdade, ele é um alimento feito de farinha de milho. A parte tradicional da cozinha italiana, a polenta é feita através da mistura grossa de farinha de milho amarela com água e fervida com uma pitada de sal.