Quando parar de mexer a polenta?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

5 *Dica: não pare de mexer a polenta até que a mesma fique cremosa e comece a desgrudar do fundo da panela.

É importante mexer durante todo o cozimento, para que não empelote ou grude no fundo da panela (a exceção é a polenta na pressão, mas mesmo nesse preparo é preciso mexer bem após abrir a panela).

A cocção demora em média 40 minutos em fogo baixo. Sem pressa, o fubá vai cozinhando.

Attenzione: a proporção correta entre água e farinha é muito importante para a preparação da polenta. Eu gosto de usar 1 parte de fubá para 4 de água quando quero uma polenta firme e 1 para 5 quando quer que ela fique mais cremosa.

Portanto, para fazer a polenta ficar lisinha, consistente e saborosa o primeiro passo é não dissolver o fubá direto na água fervente, faça primeiro em água fria e depois acrescente a quente, assim se quiser fritar sua polenta ela vai ficar macia e com aquela crostinha deliciosa, mas falaremos mais sobre isso depois.

A polenta empelota porque foi pouco mexida e aqui não tem segredo: é tudo no braço. Comece com um batedor de arame, se tiver, e depois continue com a colher de pau. A ideia é que para a polenta crua (não as que são pré-cozidas) você mexa por 40 minutos!

Diz a tradição que ela deve ser cortada com uma linha ou barbante, para preservar a granulação da farinha de milho e evitar que grude na faca e quebre. Polenta: Misturar tudo fora do fogo.

Já a polenta também é considerada um alimento bastante nutritivo, quando servida na versão que é apenas cozida e fica cremosa. Essa preparação possui ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e vitaminas, além de fibras e proteínas.

Tem muita gente que fala que angu e polenta, são a mesma coisa, mas não são, apesar de, hoje nos dois pratos, o protagonista ser o milho. Simplificando, o angu é feito de fubá, e a polenta, de farinha de milho de granulometria mais grossa, mas também pode ser feita de trigo ou aveia.

A polenta precisa firmar na geladeira por pelo menos 12 horas pra firmar.

Apesar de calórico, se combinado com outros ingredientes é, sim, um alimento que pode ser consumido diariamente. Muito usado na polenta, em bolos, pães e mingaus, o fubá não é um vilão.

Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Em outras apresentações, a polenta pode ser recheada com molhos e ingredientes diversos acrescentados enquanto ela ainda está mole.

Sua base é a farinha de milho e antes da chegada de imigrantes italianos, já se consumia no Brasil uma forma de polenta de milho, que pode ter a consistência de uma polenta firme ou cremosa, mas que nunca era grelhado ou frito.

Depois de hidratados, os grãos são triturados e torrados, resultando na farinha que você conhece bem e que tem flocos mais grossos e bem secos – em algumas regiões, a farinha de milho flocada é também chamada de farinha biju.

Fubá: é um produto de grãos médios, na qual o milho degerminado é moído. O resultado, nesse caso, é uma farinha com flocos mais finos, e que absorve mais água.

Despeje o fubá e “torre”, mexendo sem parar por uns 5 minutos. Se ameaçar sair fumaça, afaste do fogo e continue mexendo. Vai estar pronto quando o fubá ficar mais moreninho, farinhento, sem pelotes e com um cheiro muito bom.