Qual é a desvantagem da fermentação?

Perguntado por: enascimento8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A principal desvantagem da fermentação descontínua é o baixo rendimento, pelo fato de que todo o substrato é adicionado de uma vez; podendo inibir o micro- organismo ou desviar o metabolismo celular, formando produtos indesejáveis.

Na produção de pães e derivados da panificação, a fermentação é uma das etapas mais fundamentais. Esse processo, além de deixar a massa mais leve e desenvolver o seu sabor, proporciona o seu crescimento. Isso acontece devido à proliferação das bactérias produzidas durante a fermentação.

Fermentação é um fenômeno químico, sem a presença de oxigênio, que transforma matérias orgânicas em outras, liberando energia. Fermentação é um processo químico, com a ausência de gás oxigênio (O2), no qual fungos e bactérias realizam a transformação de matéria orgânica em outros produtos e energia.

Tipos de Fermentação

  • Fermentação alcoólica. A fermentação alcoólica acontece em duas etapas. ...
  • Fermentação lática. Já a fermentação lática pode acontecer tanto em animais (inclusive no próprio ser humano) quanto em plantas e minerais. ...
  • Fermentação natural. ...
  • Fermentação acética.

Existem três tipos de fermentação: a alcoólica, a lática e a acética.

Produtos como o queijo, iogurte, manteiga, coalhada, vinho, café e chocolate passam por fermentação em algum estágio do seu preparo. Além disso, a ação de microrganismos ajuda o nosso corpo a digerir os alimentos.

Açúcar e doces concentrados em excesso. Bebidas gaseificadas (refrigerantes, água com gás) Leite em excesso = Atenção à possível sensibilidade a leite e derivados, pois a proteína do leite (caseína) tende a fermentar em algumas pessoas.

Em decorrência a extensos períodos de atividade fermentativa (exercícios físicos prolongados), as células musculares passam a acumular uma concentração muito elevada de ácido láctico, prejudicando o funcionamento da célula.

O saldo energético final da fermentação, que é um processo de degradação parcial da glicose, é de duas moléculas de ATP. Já a respiração celular, na qual ocorre a degradação total da glicose, o saldo energético final é de 32 moléculas de ATP.

A fermentação é um processo de liberação de energia que acontece sem a participação do oxigênio, sendo, portanto, anaeróbia. As reações químicas necessárias para que ela ocorra são a glicólise e a redução do piruvato.