Quem teve febre reumática pode se aposentar?

Perguntado por: imello . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A partir de agora as pessoas que possuem doenças reumáticas, neuromusculares ou osteoarticulares em suas formas incapacitante, podem receber o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem o período de carência.

É preciso comprovar que os sintomas dessa doença estão tornando o (a) segurado (a) incapaz para exercer até atividades rotineiras e, também está impossibilitando a sua atividade laboral.

Artrite reumatoide e a incapacidade para o trabalho
Quem sofre de artrite reumatoide pode ser considerado incapacitado para o trabalho. Porém, só será considerado incapacitado para o trabalho quando há um limitação física para o trabalho que a pessoa exerce.

Doença inflamatória que ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana provocada por Streptococcus, tratada inadequadamente. Pode atingir as articulações, o coração e o cérebro, deixando seqüelas cardíacas graves, com conseqüências por toda a vida e podendo levar à morte.

Infelizmente, apenas algumas doenças autoimunes se enquadram na relação de doenças graves de evolução prolongada e permanente. Sendo apenas a esclerose múltipla e espondiloartrose anquilosante, as únicas que possuem os benefícios previdenciários e fiscais.

O portador de doenças autoimunes possui direitos específicos devido à condição de saúde que a própria doença acarreta. Isenção do imposto de renda: O benefício consta no artigo 6º da Lei 7.713, de 1988.

O que não é aceito pelo INSS é o início do pagamento depois de estar incapacitado pela doença. Isso não impede que um portador de qualquer doença reumática se filie à Previdência Social, contribua por alguns anos e requeira benefício por incapacidade nos períodos de agravamento das mesmas, durante as crises.

A gravidez pode ser liberada, dependendo da gravidade. Um bom planejamento com a adequada ajuda profissional evita problemas. O reumatologista deve avaliar cada caso e a recomendação é somente engravidar, quando a doença estiver totalmente controlada, por pelo menos seis meses.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 4708/20, que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar o auxílio-doença, no valor de um salário mínimo (R$ 1.100, atualmente), se a perícia médica não for realizada em 60 dias.

O que é a febre reumática? Febre reumática é uma doença inflamatória que pode atingir o cérebro, coração e as articulações, causando dor, inchaço e diversos outros problemas de saúde, com risco de provocar sequelas graves pelo sistema nervoso e cardíaco, além de afetar a capacidade motora.

Febre reumática: impede a doação de sangue em definitivo. Feocromocitoma: impede a doação de sangue em definitivo. Fratura sem cirurgia: apto após 15 dias. Furunculose: aguarde 15 dias após o fim do tratamento.

Os principais exames na avaliação do paciente com suspeita de FR são eletrocardiograma, ecocardiograma, exames que indicam infecção estreptocócica recente (ASLO, cultura de orofaringe e pesquisa de antígeno) e as provas de atividade inflamatória (VHS e PCR).