Quem faz fagocitose no sistema nervoso?

Perguntado por: upacheco . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

As micróglias têm função semelhante aos dos macrófagos (células do sistema imunitário), isto é, fazem a fagocitose. Está relacionada com a proteção do sistema nervoso.

micróglia: apresentam o corpo alongado e pequeno, com um núcleo também alongado e denso. São células macrofágicas, responsáveis pela fagocitose de corpos estranhos e restos celulares; oligodendrócitos: são caracterizadas por apresentarem poucos e curtos prolongamentos celulares.

Entre as funções desempenhadas pelas células gliais estão a nutrição, proteção e auxílio na sustentação do tecido nervoso. As microglias são um grupo de células gliais muito pequenas. Elas têm o formato alongado e possuem prolongamentos curtos e irregulares.

Veja a seguir as principais células da glia e suas funções:

  • Astrócitos. Essas células, como o próprio nome indica, têm formato estrelado, característica conseguida graças aos seus prolongamentos. ...
  • Oligodendrócitos. ...
  • Células de Schwann. ...
  • Células ependimárias. ...
  • Micróglia.

Os astrócitos recobrem a superfície externa da membrana basal dos capilares cerebrais com os seus pés perivasculares, que são as expansões terminais dos processos citoplasmáticos. Assim, eles ajudam a assegurar que a passagem das substâncias da corrente sanguínea para o tecido cerebral seja bem regulada.

Células da Glia. As células da glia, ou neuroglia, são muito mais numerosas que os neurônios, sendo responsáveis por auxiliar e complementar as funções dos neurônios, além de realizar outras atividades importantes. Estima-se que haja 10 células da glia para cada neurônio.

As células da glia são os astrócitos, oligodendrócitos, células de Schwann, células ependimárias e micróglia. Veja a seguir algumas de suas principais características: Astrócitos: são células em formato estrelado responsáveis, principalmente, por sustentar e nutrir os neurônios.

As células da glia, que foram descritas há mais de 150 anos, são um conjunto de vários tipos celulares, sendo as suas células principais os astrócitos, oligodendrócitos, micróglias e ependimócitos.

As células da glia, também chamadas gliócitos ou neuróglias, podem ser de dois tipos: microglias ou macroglias. Além de fornecer nutrientes, proteção e ajudar na sustentação do tecido nervoso, possuem outras importantes funções, como a modulação dos impulsos elétricos.

Sua formação ocorre através das células chamadas oligondendrócitos no sistema nervoso central e neurolemócito, também conhecido como célula de Schwann, no sistema nervoso periférico.

Ela é formada por várias camadas concêntricas de membrana plasmática que dão origem à bainha de mielina ao redor dos axônios. A função da bainha de mielina é aumentar a velocidade de condução do impulso nervoso.

Há três tipos principais de neurônios: os sensoriais; os motores; e os interneurônios. Os neurônios sensoriais levam a informação captada do ambiente externo até o sistema nervoso, por meio dos receptores de estímulos (sejam eles mecânicos ou químicos).

Suas principais funções são: execução dos movimentos voluntários; garantir equilíbrio e coordenação motora do corpo; controlar o tônus muscular e postura, entre outras.

A comunicação entre dois ou mais neurônios e a proximidade entre um neurônio e outra célula, por onde ocorre a transmissão do impulso nervoso, é chamada de sinapse nervosa. As sinapses nervosas ocorrem em pontos de conexão com outras células nervosas ou com células efetoras (músculos, glândulas e órgãos).