Quem faz parte da imunidade inata?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

As principais células efetoras da imunidade inata são: macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e células Natural Killer - NK (Tabela 1).

Imunidade inata
Como exemplos de componentes do sistema imune inato podem ser citados as células fagocíticas e sentinelas, o sistema complemento, as citocinas e as células natural killer (NK).

São componentes da resposta imunológica inata, exceto: Resposta B a) Pele e membrana mucosa b) Timo e baço c) Cílios e Barreiras de pH d) Lisozima e Fagocitose e) Sistema Complemento 15.

Imunidade adquirida

  • Linfócitos.
  • Células dendríticas.
  • Anticorpos.
  • Estratégias de ataque.

O sistema inato é nossa primeira linha de defesa contra organismos invasores enquanto que o sistema imune adaptativo age como uma segunda linha de defesa e também protege contra re-exposição ao mesmo patógeno.

Classificações da Imunidade Adquirida
Pode ser natural, como ocorre no aleitamento materno, ou artificial, como no uso do soro antiofídico em casos de picadas de cobras venenosas.

Os neutrófilos, o tipo mais comum de glóbulos brancos na corrente sanguínea, estão entre as primeiras células imunológicas na defesa contra infecções. Eles são fagócitos que ingerem bactérias e outras células estranhas. Os neutrófilos contêm grânulos que liberam enzimas que ajudam a matar e a digerir estas células.

Podemos classificar a imunidade de diferentes formas: inata ou adaptativa e ativa ou passiva. A imunidade inata é aquela presente em todos os organismos desde o nascimento, enquanto a adaptativa é aquela que adquirimos durante a vida.

​​​​​​​Inicialmente, podemos classificá-las como imunidade inata e imunidade adquirida. A imunidade inata está presente em todos os indivíduos desde o seu nascimento.

Os linfócitos T são sabidamente células com funções imunológicas de efetuação de respostas antivirais, seja através da produção de citocinas ou eliminando ativamente células infectadas. Alguns grupos foram então analisar as células T para verificar se elas seriam capazes de reconhecer os antígenos do SARS-CoV-2.

Enquanto a imunidade inata já consegue atuar contra um microrganismo assim que ele invade nosso corpo, a imunidade adquirida precisa se ativar ao entrar em contato com o antígeno para nos conferir a proteção necessária para determinadas infecções, isso também pode ocorrer por meio da vacina.

A imunidade inata constitui a primeira linha de defesa do organismo e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio. Já a imunidade adaptativa compreende a linha de defesa específica que é adquirida após o contato com os patógenos, como através das vacinas, por exemplo.

As células natural killer (NK), ou células exterminadoras naturais, são unidades grandes e de aparência granular com origem em linfoblastos, ou seja, na medula óssea.

Linhas de defesa

  • Barreiras físicas.
  • Glóbulos brancos.
  • Moléculas, como anticorpos e proteínas do complemento.
  • Órgãos linfoides.

A terceira linha de defesa do organismo é chamada imunidade adaptativa ou adquirida. Ela envolve mecanismos que permitem reconhecer, memorizar e responder a um estímulo específico, um antígeno.