Como saber se estou entrando na menopausa pelo exame FSH?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O FSH é o hormônio que controla o ciclo menstrual e estimula a produção de óvulos durante a idade fértil. Na análise, alto nível de FSH no sangue (30,0 UI/L) significa que a função ovariana e a fertilidade diminuíram. Essas características indicam que a menopausa está começando.

No período da menopausa, a taxa de FSH costuma se elevar, indicando assim uma diminuição da produção dos ovários. Apesar de poder variar entre diferentes métodos de avaliação utilizados pelos laboratórios, em geral o resultado do FSH que indica a menopausa é superior a 30,0 UI/L.

LH. Assim como o FSH, o LH (Hormônio Luteinizante) é responsável pela ovulação e produção de progesterona. Seus valores podem variar de acordo com a fase do ciclo menstrual. Quando estão elevados, indicam a menopausa.

Valores acima de 25 a 30 mUI/mL são indicativos de menopausa. Na avaliação laboratorial da reserva ovariana, valores menores que 10 mUI/mL sugerem reserva ovariana normal. FSH acima de 10 a 15 mUI/mL parece indicar mau prognóstico para a reprodução assistida.

Mulheres na menopausa mantém a concentração alta de FSH, mais uma vez em razão da redução dos hormônios ovarianos. Níveis elevados de FSH e LH também podem ter relação com menopausa precoce, tumores secretores de gonadotrofinas e outros distúrbios hipofisários.

A taxa de hormônio ideal para engravidar é a taxa normal, nem abaixo e nem acima dela. A dosagem de FSH é um bom indicativo. Caso esteja normal, a pessoa tem mais chances de engravidar. Sendo assim, para os homens, o nível de FSH considerado normal varia de 0,7 a 10 mUI/ML.

O que significa ter níveis baixos ou “normais” de FSH? Podemos estipular uma referência da seguinte maneira: níveis de FSH abaixo de 3,85 mIU/mL no dia 3 do seu ciclo como “baixo” e os níveis entre 3,85 e 8,78 como “normal”.

Veja quais realizar na menopausa:

  1. Ecografia pélvica. O exame por ultrassom permite analisar toda a região, investigando alterações no útero, colo de útero e ovários. ...
  2. Mamografia. A mamografia é o principal exame para diagnóstico de câncer de mama e de qualquer alteração mamária suspeita. ...
  3. Densitometria Óssea. ...
  4. Exame de sangue.

Com a insuficiência ovariana na menopausa, a liberação de estrogênio cessa ativando o feedback negativo. Como consequência, o GnRH é liberado com frequência e amplitude máximas, sendo assim, os níveis circulantes de FSH e LH aumentam e se tornam quatro vezes maiores que no ciclo reprodutivo.

Mas, assim como o FSH, se os níveis forem muito elevados, pode significar menopausa. Inclusive, os dois hormônios podem ser analisados juntos para avaliar o fim do ciclo menstrual. Os valores do exame de LH que podem indicar menopausa estão entre 5,2 e 62,9 U/L.

Porém, a maioria dos artigos entende que um FSH acima de 10 mUI/mL (na fase folicular) está relacionado a um prognóstico reprodutivo menos favorável. Sendo assim, a tendência é de que haja maiores chances de uma mulher engravidar se o FSH estiver abaixo de 10 mUI/mL na fase folicular.

Qual é o FSH normal para engravidar?

ResultadoIndica
Até 5Excelente reserva ovariana
5 – 10Boa reserva ovariana
10 – 15Reserva ovariana diminuída
+ 15Baixa reserva ovariana

A menopausa – quando a menstruação realmente para de descer – acontece por volta dos 51 anos, mas a maioria das pessoas pode tê-la em qualquer idade entre 45 e 55 anos (3, 5, 7, 8).