É possível engravidar na fase lútea?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 11 votos

É possível engravidar na fase lútea? Sim. Porém, depois da ovulação, o óvulo só sobrevive por 12 a 24 horas. Assim, você pode engravidar somente no primeiro dia da fase lútea.

Nos dias que antecedem a menstruação o óvulo já perdeu a sua capacidade de ser fecundado e as chances de engravidar são mínimas. Portanto os casais que tiverem relações sexuais nos dias que antecedem a menstruação tem baixa possibilidade de engravidar.

A fase lútea é a última etapa do ciclo menstrual da mulher, a qual detém uma responsabilidade significativa: manter a gravidez.

Ao fim da ovulação, começa a fase lútea que dura até o início da outra menstruação. Assim que o óvulo deixa o folículo, as células presentes nos resíduos foliculares permanecem no ovário, aumentam de tamanho e são transformadas em células lúteas.

Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%. Durante as 24 horas após a ovulação: 8 a 10%. Para o restante do ciclo: 0%.

Se constatada uma fase lútea menor do que a desejada, há formas de ajudar a prolongar este período. Nesse sentido, o uso de medicamentos à base de progesterona sintética pode fazer toda a diferença, e geralmente traz bons resultados.

-Dor de cabeça leve e persistente; -Seios inchados e doloridos. Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação.

Para as mulheres que estão tentando engravidar, é de fundamental importância que o corpo lúteo cumpra corretamente a sua função. A deficiência na produção de progesterona, conhecida também como insuficiência lútea, pode levar a falha de implantação e abortos de repetição.

Cólicas Menstruais
Nesta fase do ciclo é comum sentir algumas cólicas. São dores que vem como “ondas” começam fracas, ficam fortes e depois somem. Cólicas muito fortes, até mesmo incapacitantes, não são normais.

Chances de gravidez nessa fase do ciclo: quase inexistente, pois o folículo ainda está em desenvolvimento, o óvulo não foi liberado e o útero ainda está sendo preparado para a possível gravidez.

A fase lútea é fixa e dura 14 dias. Assim, para calcular o momento mais próximo da ovulação, basta subtrair 14 do número de dias do ciclo menstrual, quando o ciclo é regular.

Você fica mais fértil quando ocorre a ovulação, cerca de 10 a 16 dias antes da próxima menstruação. A ovulação pode ocorrer mais cedo quando você tem um ciclo curto. O espermatozoide pode sobreviver em seu organismo por até 5 dias e pode fecundar o óvulo assim que ele é liberado.

A fase luteínica ou fase lútea é a última fase do ciclo menstrual, nos humanos e alguns animais, ou do ciclo estral nos restantes mamíferos placentários. tem início com a formação do corpo lúteo e termina com a gravidez ou luteólise, dependendo se ocorre ou não fertilização.