Qual hormônio tomar para ovular?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH) são responsáveis pelo amadurecimento e liberação do óvulo. Eles são encarregados de estimular o crescimento do folículo, um revestimento que protege o óvulo antes da ovulação.

O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) permite que os óvulos (ou folículos) se desenvolvam no ovário. E o Hormônio Luteinizante (LH) age no folículo para que este atinja seu desenvolvimento máximo seja liberado como o óvulo maduro.

Um dos indutores de ovulação mais conhecidos é o clomifeno, também conhecido por Clomid®, Indux® ou Serophene® e cloridrato de metformina como coadjuvante. Outras formulações com FSH puro e FSH recombinante (Fostimon, Puregon, Gonal e Rekovele) podem ser utilizados.

Os tratamentos que utilizam hormônios para engravidar são:

  • estimulação ovariana;
  • inseminação artificial;
  • coito programado;
  • fertilização in vitro;
  • doação de óvulos e transferências de embriões congelados.

Nesse sentido indica-se o uso de comprimidos de progesterona, como Utrogestan, principalmente no caso de mulheres com dificuldade para engravidar. Já nas grávidas com elevado risco de aborto, a progesterona normalmente é injetada diretamente na vagina, pelo obstetra ou ginecologista.

Tanto o anticoncepcional oral quanto o anticoncepcional do tipo implante impedem a ovulação. Os dois produtos são responsáveis pela liberação de hormônios que restringem a liberação dos óvulos pelos ovários.

Os hormônios sexuais femininos como estrógeno e progesterona têm papel fundamental no controle da menstruação e da implantação do embrião. Desta forma, podem atrapalhar as chances de uma gravidez se estiverem descontrolados.

Apostar em refeições coloridas, repletas de legumes, verduras, frutas e sementes; Evitar alimentos industrializados e preferir as opções orgânicas, livres de agrotóxicos; Beber ao menos oito copos de água por dia.

Tenha relações sexuais no momento certo
Ter relações sexuais no dia da ovulação (quando o seu corpo libera um óvulo) ou nos dias que a antecedem aumentará suas chances de engravidar. Em algum momento, você provavelmente já ouviu falar que o ciclo médio é de 28 dias e que a ovulação ocorre no dia 14.

Aquecer o útero é uma das principais manobras utilizadas. Na Medicina Tradiiconal Chinesa, a essência do rim nutre o útero e espessa o endométrio, deixando-o apto para o embrião, um útero receptivo para a implantação, é um útero quente.

O estradiol também aumenta o crescimento da camada muscular do útero, o miométrio. Além disso, o hormônio mantém os oócitos (óvulos no ovário) e desencadeia uma série de eventos que levam à ovulação.

O valor varia entre R$ 800 e R$ 2,5 mil. O casal que pretende ter o filho também é responsável por pagar o tratamento e os hormônios da doadora do útero.

Estradiol nos alimentos
Além do tratamento hormonal, existem alimentos ricos em estradiol. Estes alimentos ajudam a controlar os níveis de forma natural e sem efeitos colaterais, como pode acontecer com os anticoncepcionais e medicamentos hormonais. As oleaginosas são ótimas fontes de estradiol.

O Utrogestan é utilizado para suplementar a quantidade de progesterona do organismo nos casos em que ocorre deficiência da produção desse hormônio pelos ovários. Muitas mulheres fazem uso desde medicamento por indicação de um médico para reter abortos involuntários causados pela deficiência de progesterona.