Quais são os tipos de doenças reumáticas?

Perguntado por: ivargas2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Existe mais de uma centena de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral.

Existem mais de 100 tipos de reumatismo, que acometem crianças, jovens adultos e idosos. Mais de 12 milhões de brasileiros, contabiliza o Ministério da Saúde, sofrem devido a doenças reumáticas, entre as quais a mais comum é a atrite reumatóide.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

A doença pode afetar diferentes regiões do corpo. Isso inclui o reumatismo nas mãos, lombar, joelhos, tornozelos e quadris. Sobretudo, em casos mais severos, ainda há a possibilidade de ocorrência de reumatismo nos ossos, reumatismo no sangue e em alguns órgãos, como coração, cérebro e rins.

A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologista (leia: Febre reuamtoide – Sintomas e Tratamento).

Dor. A dor está entre os sintomas de reumatismo mais comuns, sendo ocasionada especialmente pela inflamação nas articulações. Ela costuma durar por mais de seis semanas e atrapalha bastante as atividades do dia a dia, ainda que o indivíduo não precise se movimentar para realizá-las.

Fadiga, dor muscular generalizada crônica e sono não reparador são os mais comuns, fazendo com que a doença seja facilmente confundida com distúrbios psíquicos.

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

Milhares de processos na justiça são sobre isso. Quem sofre de artrite reumatoide pode ser considerado incapacitado para o trabalho.

Em casos mais graves, o reumatismo causar dores crônicas nas articulações, além de deformidades ósseas e articulares. Esse grupo de doenças também pode afetar outros órgãos, com sinais como erupções na pele, inflamação nos olhos, dor de cabeça, tontura e problemas de coordenação motora.

Reumatismo é um termo usado para caracterizar mais de 200 doenças que afetam articulações, músculos, ligamentos, tendões e o esqueleto, que acomete pessoas idosas. As mais conhecidas são: artrite reumatóide e artrose. Essas doenças afetam cartilagens e articulações, provocando dor, deformação e limitação de movimentos.