Quem teve febre reumática pode ter filhos?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

A doença reumatológica é apenas uma história, dentro de muitas histórias de vida da mulher, isto é, sozinha, não determinará o destino da gravidez. A doença reumática da mãe não afeta o bebê e não, necessariamente, impede a fertilidade.

A gravidez pode ser liberada, dependendo da gravidade. Um bom planejamento com a adequada ajuda profissional evita problemas. O reumatologista deve avaliar cada caso e a recomendação é somente engravidar, quando a doença estiver totalmente controlada, por pelo menos seis meses.

Pode atingir as articulações, o coração e o cérebro, deixando seqüelas cardíacas graves, com conseqüências por toda a vida e podendo levar à morte. A doença ocorre em surtos, se não for prevenida, e a cada surto aumenta a chance de ocorrerem lesões cardíacas graves.

Não aconselhamos a gravidez às mulheres que sofreram complicações recentes da doença reumática, como infarto ou AVC”, explica.

Nos últimos anos, com o avanço no diagnóstico e tratamento, a gravidez nas mulheres com doença reumática já é uma realidade de sucesso. As doenças reumáticas, atualmente, apresentam restrição para gravidez apenas naquelas que atingem órgãos com maior risco, como pulmão e rim.

Febre reumática: impede a doação de sangue em definitivo. Feocromocitoma: impede a doação de sangue em definitivo. Fratura sem cirurgia: apto após 15 dias. Furunculose: aguarde 15 dias após o fim do tratamento.

Não é recomendado engravidar com a doença em atividade, mas se a doença reativar durante a gestação o tratamento deve ser feito em conjunto com o obstetra com objetivo de minimizar as consequências para a mãe e o bebê. Consulte seu médico e siga as orientações.

Com frequência, o paciente com lesão valvar reumática necessita de cirurgia para trocar da válvula cardíaca afetada. Quem já teve um episódio de febre reumática apresenta um alto risco de rescindência toda vez que surge uma nova faringite, sendo necessário tratamento antibiótico profilático (explico mais abaixo).

As causas da Febre reumática estão relacionadas a complicações de uma infecção na garganta, causada por uma bactéria chamada estreptococo. No início, a doença pode parecer uma simples infecção de garganta. No entanto, após uma ou duas semanas, existe a constatação de que a doença é a Febre reumática.

É preciso comprovar que os sintomas dessa doença estão tornando o (a) segurado (a) incapaz para exercer até atividades rotineiras e, também está impossibilitando a sua atividade laboral.