Qual a diferença de fermento natural e biológico?

Perguntado por: lavila8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 11 votos

A diferença é que o fermento natural surge das bactérias e leveduras contidas no ar e o fermento biológico industrializado foi feito em laboratório, domesticando apenas leveduras!

A fermentação natural de pães aumenta a biodisponibilidade de vitaminas e minerais. Isso faz com que esses pães tenham mais nutrientes do que os fabricados pelo método comum. Além disso, nesses casos, não há uma adição de conservantes no fermento, o que torna o alimento mais nutritivo.

Sabemos que a opção mais saudável são os pães de fermentação lenta e natural. Tudo porque no processo de fabricação são utilizadas leveduras que agem de forma lenta, trazendo mais aromas, maior durabilidade e melhor digestibilidade ao pão.

A diferença é que no fermento industrial esses organismos estão concentrados, fazendo a massa crescer muito mais rápido. Já o fermento natural tem como base apenas farinha e água, na maioria das receitas. Ou seja, tem uma concentração menor dos organismos vivos e, por isso, fermentam a massa de forma lenta.

Fermento natural ou levain
É a maneira mais saudável e antiga de se fazer massas. Ele deixa o sabor muito mais acentuado, tem uma ótima digestão e deixa a receita mais leve. Diferente dos outros, ele não é encontrado nos supermercados. Pois é!

O nome desse efeito é proteólise e acontece também com a massa mãe se ela for esquecida por muito tempo na geladeira: o fermento vai criando cada vez mais ácidos com o tempo e, mesmo que a colônia ainda esteja viva quando você tentar ressuscitá-la, a farinha já não tem estrutura nenhuma para segurar qualquer gás.

O fermento natural é conhecido por diversos nomes: levain (fermento em francês, se pronuncia “levãn”), sourdough starter (inglês), lievito naturale ou pasta madre (italiano), masa madre (espanhol), massa lêveda (Portugal) ou massa azeda.

7 dias

Os pães de fermentação natural, se bem conservados, duram bem por até 7 dias em temperatura ambiente. Quanto maior o pão, mais tempo ele dura depois de assado (baguetes endurecem mais rápido do que os pães grandes, por exemplo).

O pão de fermentação natural é tido como uma opção mais saudável que o pão branco clássico. Apesar de não ser necessariamente menos calórico ( uma fatia possui cerca de 120 calorias), ele realmente é mais nutritivo.

O pão de fermentação longa promove uma digestão mais fácil e, segundo os panificadores, tem índice glicêmico menor em comparação aos pães feitos mais rapidamente. Durante a fermentação, leveduras presentes no ambiente se alimentam do amido da farinha, realizando uma espécie de pré-digestão desse açúcar.

Os fermentos naturais são preparados à base de farinhas de trigo branca ou integral, farinha de centeio e água ou sucos de frutas cítricas como abacaxi ou maçã, iogurte e ou outras tantas combinações possíveis.

Tipos de Fermentação. O tipo de fermentação será definido de acordo com o seu produto final. Por exemplo, se há a produção de álcool, então essa é uma fermentação alcoólica. Já nos casos em que o produto do processo é o ácido lático, ela será considerada uma fermentação lática.

Mantenha o pão no saco de papel ou, se preferir, enrole-o com filme plástico ou papel alumínio. Se você planeja armazenar o pão por mais de dois dias, leve-o à geladeira para retardar o surgimento de mofos. Agora, se a intenção é consumir depois de uma semana, envolva-o com filme plástico e com papel alumínio.

O que é levain? Um fermento levain, também chamado fermento natural levain, ou fermento selvagem, é uma mistura de farinha fresca, água e um pouco de starter (seu agente fermentador).

15 dias

Como conservar o fermento natural
Use um pote hermético e nunca encha-o completamente, pois o fermento pode crescer mesmo refrigerado. Antes de colocar o fermento na geladeira, costumo adicionar uma colher de chá de farinha de trigo e misturar bem. Isso garante sua alimentação por pelo menos 15 dias.

Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado. “Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico.