Por que o pão de fermentação natural é melhor?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Do ponto de vista nutricional, o pão de fermentação natural é um pão com o índice glicêmico baixo (o que significa ter um menor impacto nos picos de glicose) conferindo maior saciedade e ajudando no emagrecimento.

Quais são os benefícios do fermento natural

  • Auxilia a digestão.
  • O levain não causa picos no índice glicêmico.
  • Garante melhor absorção de nutrientes.
  • Apresenta baixos níveis de glúten.

Por que o pão de fermentação natural é melhor? Com a fermentação natural, o processo de digestão é feito pelos microrganismos vivos durante o processo. Por isso, pessoas com problemas gastrointestinais podem se beneficiar na hora da digestão.

O pão feito com fermento biológico tem um sabor e aroma caraterístico, bem mais simples. Os pães de fermentação natural tem sabores muito mais complexos e aromas ácidos incríveis. É formado por leveduras micro-orgânicas cientificamente conhecidas como Saccharomyces cerevisiae.

O pão de fermentação longa promove uma digestão mais fácil e, segundo os panificadores, tem índice glicêmico menor em comparação aos pães feitos mais rapidamente. Durante a fermentação, leveduras presentes no ambiente se alimentam do amido da farinha, realizando uma espécie de pré-digestão desse açúcar.

Existem 127 calorias em 2 fatias (50 g).

Se pretende guardar para mais tempo, sugiro fatiar (deixe o pão esfriar totalmente antes de fatiar ), embalar em plástico filme ou saquinhos de plástico individuais e congelar. Quando for comer, só retirar um e esquentar também na sanduicheira ou em frigideira em fogo baixo por uns 5 a 8 minutos.

7 dias

Os pães de fermentação natural, se bem conservados, duram bem por até 7 dias em temperatura ambiente. Quanto maior o pão, mais tempo ele dura depois de assado (baguetes endurecem mais rápido do que os pães grandes, por exemplo).

A diferença é que o fermento natural surge das bactérias e leveduras contidas no ar e o fermento biológico industrializado foi feito em laboratório, domesticando apenas leveduras!

O baixo teor de glúten do pão de fermento pode torná-lo mais fácil de tolerar para pessoas sensíveis ao glúten . No entanto, lembre-se de que ele não degrada completamente o glúten. Pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten não celíaca devem evitar pão de fermento contendo trigo, cevada ou centeio.