Como é a fermentação para produzir alimentos e bebidas?

Perguntado por: dvilela . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Fermentação é um processo químico no qual os açúcares presentes nos alimentos são convertidos em ácido lático, gás carbônico ou álcool. Isso ocorre através da ação de bactérias ou leveduras – microrganismos bem comuns no dia a dia. Tanto natural quanto induzida pelo homem, a fermentação é uma técnica antiga.

A fermentação alcoólica é um processo biológico, no qual açúcares, como a glicose, frutose e sacarose, são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos. Como este processo pode ser realizado sem a presença de oxigênio, é considerado um processo anaeróbico.

Pães, cervejas, vinhos, iogurte, queijos e vinagre são os alimentos fermentados mais comuns. Mas existem outros alimentos que são de consumo mais regionalizado como o missô: pasta de soja típica da culinária asiática; e o kimchi: iguaria coreana, feita com acelga e condimentos.

Existem três tipos de fermentação: a alcoólica, a lática e a acética.

Tipos de Fermentação

  • Fermentação alcoólica. A fermentação alcoólica acontece em duas etapas. ...
  • Fermentação lática. Já a fermentação lática pode acontecer tanto em animais (inclusive no próprio ser humano) quanto em plantas e minerais. ...
  • Fermentação natural. ...
  • Fermentação acética.

Ex: cerveja, sidra, hidromel, fermentado de frutas (vinho) e outros fermentados (saquê, gengibirra, torani, Kenji, pulque, mescal, etc). (batidas , coquetel). Destiladas – mosto fermentado sofre destilação.

Os processos fermentativos possuem grande importância na indústria de alimentos, pois possibilitam a elaboração de uma ampla variedade de produtos alimentícios com características específicas que facilitam a assimilação de nutrientes e apresentam menos substâncias tóxicas.

Os probióticos em alimentos fermentados apresentam propriedades que promovem a saúde, como reduzir o colesterol; um estudo demonstrou que várias cepas de bactérias ácido-lácticas possuem propriedades para reduzir o colesterol no sangue.

Importância econômica da fermentação
Atualmente, por meio da fermentação, ocorre a fabricação de bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho, iogurtes, coalhadas, queijos, pães, conservas e álcool a partir da cana-de-açúcar. Além disso, alguns antibióticos são produzidos por fermentação.

A fermentação é um processo que ocorre sem a presença de oxigênio, conhecido, portanto, como um processo anaeróbico. Devido a essa característica de operar com ausência de oxigênio, os organismos que realizam fermentação (organismos fermentativos) são também chamados de anaeróbio.

Fermentação

  • 1 glicose → 2 álcool etílico + CO2 + 2 ATP.
  • 1 glicose → 2 ácido láctico + 2 ATP.
  • 1 glicose → 2 ácido acético + CO2 + 2 ATP.