Qual a maneira correta de comer abacate?

Perguntado por: eibrahim9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Lembre-se que o caroço de abacate é amargo. Dessa forma, o ideal é consumi-lo com algum alimento para equilibrar, como uma banana ou alguns morangos, por exemplo. A forma mais simples de consumi-lo é adicionar a farinha aos seus sucos, smoothies, vitaminas, chás ou como espessante para sopas e molhos.

Porém, dentro de uma alimentação equilibrada e sem exageros, isso não representa danos à saúde. Além de ser uma boa fonte de energia para o organismo, o abacate contém potássio, vitaminas A e C, e equivalente de folato (ácido fólico).

Quando consumido antes de dormir ele intensifica a produção do hormônio do crescimento, que ajuda na formação da musculatura. Por isso, se você treina, é melhor incluí-lo no seu prato. Seu alto teor de fibras e gorduras boas regula o funcionamento do intestino e ajuda a evitar a prisão de ventre.

O suco de abacate com limão talvez seja algo novo para muita gente, mas ele possui muitos benefícios para a saúde, tais como propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e auxilia o metabolismo. Desse modo, irá agregar muito em sua alimentação.

Abacate com mel:
“Pode comer como uma sobremesa. É rica em fibras, ajuda a combater a prisão de ventre e aumenta a sensação de saciedade”, explica Karen.

Se você possui alguma doença hepática, tenha cuidado ao comer abacate e consuma a fruta moderadamente, pois o alimento contém substâncias de anetol e estragol. Essas substâncias podem prejudicar o seu fígado.

Abacate com limão é daqueles encontros mágicos: um equilibra o outro e os dois melhoram. O abacate cortado ainda ganha um pouco de açúcar, para ficar mais gostoso. Quem come comida de verdade pode adoçar o abacate!

Os nutricionistas apontam que não há problemas em comer abacate todos os dias, mas isso não significa que a sua ingestão deve ser feita de forma descontrolada, isto é, em exagero.

Comer um abacate por dia melhora a saúde intestinal, sugere estudo.

Existem muitas variações e combinações de sabores, mas basta bater a polpa do abacate com um pouco de leite e está feita uma bebida nutritiva, cremosa, deliciosa e preparada com alimentos frescos.

A semente de abacate é rica em antioxidantes, como flavonoides e fenóis, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo e proteger as células contra danos causados pelos radicais livres, que em excesso podem levar ao envelhecimento precoce e a doenças como diabetes e câncer.

Se ele estiver maduro, macio ao toque o Abacate pode ser armazenado na geladeira para não estragar. Após cortado, para manter a polpa verde por mais tempo, não remova o caroço, passe limão e envolva com plástico filme e deixe na geladeira, ele se preservará por maior tempo.

O uso de gengibre e abacate como adjuvante no tratamento ou prevenção da obesidade tem sido demonstrado por meio de melhorias no metabolismo de lipídios, diminuição da inflamação e do estresse oxidativo induzido pela obesidade e diminuição dos níveis de lipídios no sangue, relacionados ao tecido adiposo.

A quantidade que deve ser consumida para obter o benefício é de uma a três colheres do fruto. O abacate pode ser ingerido de 2 a 3 vezes por semana, sozinho ou como complemento de outras refeições, como saladas ou lanches, desde que seja respeitada a quantidade de 100g do fruto.

Neste caso mostramos para você como fazer vitamina de abacate e leite, uma bebida muito nutritiva e cremosa que ajuda a saciar e, com isso, perder peso de forma natural. O preparo é bem simples e o sabor a abacate fica bem subtil, ideal para quem não é fã deste alimento mas quer usufruir das suas propriedades.

A vitamina de abacate é uma das receitas mais conhecidas e fáceis de fazer. Os ingredientes são bem simples, você precisará de um leite ou bebida vegetal de aveia da sua preferência e do abacate.