O que acontece se não deixar o feijão de molho antes de cozinhar?

Perguntado por: ecunha9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Todas as leguminosas precisam ficar de molho antes de serem cozidas, pois todas contêm antinutrientes que atrapalham o processo digestivo e a absorção de nutrientes.

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.

Porque deixar o feijão de molho por 12 horas ainda é melhor
Segundo estudo realizado pela UFSC, deixar o feijão de molho é um processo extremamente necessário se você quiser eliminar antinutrientes presentes no alimento, além de agilizar o seu processo de cozimento.

Facebook

  1. Deixe o feijão de molho a noite inteira, por um. período de pelo menos 12 horas. No dia seguinte, troque a água e só então cozinhe. Esse “tratamento” ...
  2. Antes de cozinhar o feijão, jogue bastante água. fervendo em cima. Cubra todo o feijão e espere uns 10. minutos. ...
  3. Experimente um tipo de feijão chamado Azuki ou.

Nossos avós já faziam e a ciência confirmou: é importante deixar o feijão de molho na água por 8 a 12 horas antes do cozimento. O nome técnico do processo é remolho. O motivo citado pelos mais antigos era acelerar o cozimento. Alguns já notavam também o efeito na redução de gases intestinais e estomacais.

A espuma do feijão é formada durante o cozimento por conta de substâncias solúveis em água, como as proteínas e a saponina que mencionamos, que se misturam e formam bolhas de ar. De acordo com estudo publicado pela UFG, quando o feijão é cozido, esses compostos são diluídos formam essa espuma.

15 minutos

O tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento que a panela pega pressão: de 10 a 15 minutos, conforme a quantidade de feijão. Depois disso, é só esperar a pressão sair e você pode seguir o processo de temperar o seu feijão ou congelá-lo.

Como fazer remolho
Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água - se algum boiar, descarte. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas.

Textura diferente: O feijão quando está azedo fica com aparência de fermentado. Espuma: Quando o feijão azeda, pode haver uma camada de espuma na superfície. Portanto, essa também é uma forma eficiente de como saber se o feijao estragou.

A técnica é importante para facilitar a digestão e também elimina fatores antinutricionais do alimento. Se você faz o remolho apenas com água, saiba que o vinagre também pode ser um aliado da técnica, já que ele ajuda a neutralizar substâncias que dificultam a absorção de outros nutrientes dos grãos.

Cozinhar o feijão com louro, erva-doce, funcho ou cominho, ajuda a aliviar os gases porque essas ervas contêm eugenol, metil chavicol e anetol, compostos bioativos que melhoram a digestão e aliviam as cólicas abdominais.

As leguminosas que produzem mais flatulência são: o feijão comum/carioca/preto/pinto (Phaseolus vulgaris), feijão branco (Phaseolus vulgaris), favas (Phaseolus lunatus) e os grão de soja integrais.