Por que o nome cocada?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Resposta: Ela deriva de “coco”. E esta viria do Português mesmo, na antiga acepção de “monstro usado para assustar crianças, Cuca”. Consta que os navegadores portugueses, ao verem esse fruto, lhe deram esse nome porque as três marcas redondas que ele apresenta lembram uma face.

Ela surgiu na Bahia, com a vinda dos escravos africanos para o país, que criaram um doce com a fruta mais abundante da região. A cocada tradicional é feita com apenas coco fresco, açúcar e água e super fácil de preparar em casa. A chef e confeiteira Andreia Gazoli adora preparar doces típicos brasileiros.

A cocada é usada como parte das oferendas para Oxalá, o principal orixá do candomblé. Nas oferendas feitas para ele, a cocada representa a inocência das crianças.

A cocada é um prato típico no Brasil, que foi trazido pelos escravos da África por volta do ano de 1750.

No Candomblé e culturas afros, a cocada branca é denominada “Santo Antônio”, e assim solicitada nas bancas espalhadas pelas calçadas.

Gigantesca, a cocada possui 32 metros de comprimento. Trinta pessoas são responsáveis pelo preparo.

Cultura popular. Na cultura popular, quando alguém se acha muito importante, é dito que ele(a) é (ou se acha) o "rei" ou a "rainha da cocada preta".

Você já dever ter conhecido alguém que se sente “o rei da cocada preta”, essa expressão é comum no Brasil e significa ser uma pessoa que se acha muito importante, arrogante e que sobrepõe aos outros como os reis e rainhas da época da Família Real Portuguesa.

Os brasileiros passaram a usar a frase para debochar de pessoas arrogantes que se sobrepõem aos outros, como se fosse um rei ou rainha.

Na umbanda, a cocada é usada como oferenda para as entidades conhecidas como baianos e erês. Deburu, do iorubá “gúgúrú”, que significa “milho seco frito”, é a pipoca oferecida aos orixás Obaluaiê e Omolu. Ela também pode ser estourada no dendê ou no azeite doce.

Possui vitaminas do complexo B e vitamina C, sendo muito indicado para combater os danos causados pelos radicais livres, graças ao seu efeito antioxidante. A polpa do coco maduro é muito rica em fibras e gorduras boas, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade depois de uma refeição.

O nome da iguaria feita de rapadura e amendoim surgiu no Brasil colonial, quando meninos surrupiavam o doce de quituteiras, que gritavam: “Pede, moleque, pede!” Imagine a cena: nas ruas do Brasil colonial, quituteiras vendem uma iguaria feita de rapadura e amendoim.

1. doce de coco ralado e calda de açúcar, cortado em formatos variados (quadrados, losangos, etc.)