Que tipo de alimento é a cocada?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Resumo: A cocada é um doce à base de coco maduro, tradicional em várias regiões do mundo, muito apreciada no Brasil.

Possui vitaminas do complexo B e vitamina C, sendo muito indicado para combater os danos causados pelos radicais livres, graças ao seu efeito antioxidante. A polpa do coco maduro é muito rica em fibras e gorduras boas, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade depois de uma refeição.

A cocada é um dos doces brasileiros mais tradicionais, seja cremosa, de corte, de forno, branca, marrom ou qualquer outra variação, é difícil encontrar alguém que resista ao seu sabor marcante. Acredita-se que ela tenha surgido em meados do século XVIII, na Bahia, através dos escravos africanos trazidos para cá.

Ela deriva de “coco”. E esta viria do Português mesmo, na antiga acepção de “monstro usado para assustar crianças, Cuca”. Consta que os navegadores portugueses, ao verem esse fruto, lhe deram esse nome porque as três marcas redondas que ele apresenta lembram uma face.

A cocada é usada como parte das oferendas para Oxalá, o principal orixá do candomblé. Nas oferendas feitas para ele, a cocada representa a inocência das crianças.

Nessa época todos precisam ficar atentos para não passar do ponto, o portador de Diabetes, muito mais. Mas é possível desfrutar de delícias, como o pé-de-moleque, a batata doce, a canjica e a cocada, entre outras tentações e, mesmo assim, manter a glicemia sob controle.

Cocadas também podem ser consumidas, sempre com moderação.

Ela surgiu na Bahia, com a vinda dos escravos africanos para o país, que criaram um doce com a fruta mais abundante da região. A cocada tradicional é feita com apenas coco fresco, açúcar e água e super fácil de preparar em casa. A chef e confeiteira Andreia Gazoli adora preparar doces típicos brasileiros.

A cocada é um prato típico no Brasil, que foi trazido pelos escravos da África por volta do ano de 1750.

No Candomblé e culturas afros, a cocada branca é denominada “Santo Antônio”, e assim solicitada nas bancas espalhadas pelas calçadas.

Leite condensado, açúcar e coco ralado. Três ingredientes que são a matéria-prima para preparar um dos doces mais tradicionais, saborosos e populares no Brasil, a cocada.

A receita original da cocada era bastante simples: coco ralado e calda de açúcar feita com água. Por muito tempo, era essa a versão consumida nos lares brasileiros – e que também era produzida em escala pela indústria de alimentos.

1. Mungunzá Conhecido em outras áreas do país como canjica ou canjicão, o Mungunzá é um dos doces típicos da Bahia.

Resposta: O conto 'As cocadas', publicado pela primeira vez em O tesouro da Casa Velha, é um dos últimos trabalhos de Cora Coralina. A narrativa fala da menina prestimosa que tendo ajudado a produzir uma deliciosa cocada, só pode comer duas.... E o pior: o resto da bandeja acabou tendo que ser jogado fora.