Onde a cocada e mais consumida?

Perguntado por: aornelas2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 15 votos

A cocada é um doce à base de coco muito consumida no mundo, principalmente na América Latina e em alguns países da África, como a Angola.

Ela surgiu na Bahia, com a vinda dos escravos africanos para o país, que criaram um doce com a fruta mais abundante da região. A cocada tradicional é feita com apenas coco fresco, açúcar e água e super fácil de preparar em casa. A chef e confeiteira Andreia Gazoli adora preparar doces típicos brasileiros.

A cocada é um dos doces brasileiros mais tradicionais, seja cremosa, de corte, de forno, branca, marrom ou qualquer outra variação, é difícil encontrar alguém que resista ao seu sabor marcante. Acredita-se que ela tenha surgido em meados do século XVIII, na Bahia, através dos escravos africanos trazidos para cá.

Ela deriva de “coco”. E esta viria do Português mesmo, na antiga acepção de “monstro usado para assustar crianças, Cuca”. Consta que os navegadores portugueses, ao verem esse fruto, lhe deram esse nome porque as três marcas redondas que ele apresenta lembram uma face.

Cocada é um doce açucarado feito à base de coco, muito tradicional na América Latina e na Angola. No Brasil, há registros de cocada desde 1750, principalmente em Salvador, na época da escravatura.

Gigantesca, a cocada possui 32 metros de comprimento. Trinta pessoas são responsáveis pelo preparo.

1. Mungunzá Conhecido em outras áreas do país como canjica ou canjicão, o Mungunzá é um dos doces típicos da Bahia.

A sua verdadeira origem no Brasil ainda não é muito bem definida, mas sabe-se que está relacionada aos povos afro-brasileiros dos tempos da colonização. Feita com coco ralado, açúcar mascavo e água, a cocada é uma iguaria africana, que provavelmente foi inserida na culinária brasileira por meio dos escravos.

Entre o vasto repertório de comidas da África do Sul, destacamos sete receitas típicas do país, sendo cinco delas salgadas, Biltong, Bobotie, Boerewors, Bunny Chow e Chakalaka, e duas sobremesas, Malva Pudding e Melktert.

No Candomblé e culturas afros, a cocada branca é denominada “Santo Antônio”, e assim solicitada nas bancas espalhadas pelas calçadas.

A cocada é um prato típico no Brasil, que foi trazido pelos escravos da África por volta do ano de 1750.

Possui vitaminas do complexo B e vitamina C, sendo muito indicado para combater os danos causados pelos radicais livres, graças ao seu efeito antioxidante. A polpa do coco maduro é muito rica em fibras e gorduras boas, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade depois de uma refeição.

A cocada é um tipo de espaçador, porém diferente de outros modelos, ela é fabricada no próprio canteiro de obras. Por conta disso, geralmente são feitas utilizando a argamassa da obra, podendo ter diversos formatos, como: circular, quadrado ou retangular.

Resumo: A cocada é um doce à base de coco, tradicional em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil.

Você já dever ter conhecido alguém que se sente “o rei da cocada preta”, essa expressão é comum no Brasil e significa ser uma pessoa que se acha muito importante, arrogante e que sobrepõe aos outros como os reis e rainhas da época da Família Real Portuguesa.

Moraes Moreira

Moraes Moreira - Rainha Da Cocada Preta (Meu Nome é Brasil) - YouTube.