Pode deixar o feijão de molho na água quente?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Embora o remolho tradicional seja o mais recomendado, é possível acelerar o processo de remoção de antinutrientes usando água quente. Tudo o que você deve fazer é deixar o feijão de molho em água quente por pelo menos uma hora. Depois lave os grãos e cozinhe como o habitual.

Num recipiente, cubra os grãos com água de forma a deixá-los totalmente submersos. A água deve ficar no dobro da altura dos grãos, pois eles incham durante a hidratação. Deixe descansar pelo tempo médio de 8 a 12 horas.

A nutricionista Elaine Moreira ensina a deixar o feijão de molho, entre 10 e 15 minutos, em água bem quente. Ela explica ainda que o feijão azuki é um tipo que fermenta menos.

Remolho rápido para feijão
O processo de remolho rápido consiste em usar o calor para hidratar e amolecer os grãos, além de eliminar as toxinas presentes. Para isso, lave os feijões em água corrente, e coloque uma panela grande e adicione o dobro de água e leve ao fogo (sempre alto).

12 horas

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

Troque a água também antes de cozinhá-lo bem. Ao tornar os grãos mais digeríveis, você evita a flatulência e elimina substâncias como os fitatos, que dificultam a absorção de alguns nutrientes. Descubra como ter uma renda nesta quarentena sem sair de casa. Outra dica é acrescentar no cozimento erva-doce ou cominho.

A espuma do feijão é formada durante o cozimento por conta de substâncias solúveis em água, como as proteínas e a saponina que mencionamos, que se misturam e formam bolhas de ar. De acordo com estudo publicado pela UFG, quando o feijão é cozido, esses compostos são diluídos formam essa espuma.

Logo, para isso, coloque o feijão de molho e esprema ½ limão na água, e pode colocar algumas rodelas na água do molho. Mantenha os grãos de molho de 12h a 15h, e depois descarte a água e cozinhe normalmente!

Além disso, quando o feijão é bastante cozido, ele fica mais macio e o amido presente em sua composição se torna mais facilmente digerido. “A adição de limão ou vinagre na água de imersão também ajuda a formar menos gases”, completa Sousa.

Todas as leguminosas precisam ficar de molho antes de serem cozidas, pois todas contêm antinutrientes que atrapalham o processo digestivo e a absorção de nutrientes. Veja alguns exemplos de grãos que você pode ter o hábito de consumir e que precisam ficar de molho, assim como o feijão: Grão-de-bico.

Não é indicado deixar o feijão de molho por mais de 24 horas. Não há problemas em deixar por pouco mais de 12 horas, mas também não é necessário. Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento.

A maior parte dos estudos indica um tempo entre 8 e 12 horas, ou seja, exatamente aquilo que nossas avós faziam: colocar o feijão de molho na noite anterior para cozer no dia seguinte.

A água em que o feijão ficou de molho deve ser trocada antes do cozimento? Essa é uma prática recomendável.

Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

Um estudo feito pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo e da Embrapa Arroz e Feijão descobriu que o período de tempo mais indicado para deixá-lo descansar em água é entre 8 e 12 horas. Logo após esse tempo, é muito importante descartar essa água do remolho.