Tem que deixar o feijão de molho na geladeira?

Perguntado por: tpeixoto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

O simples fato de hidratar os grãos irá ativar as fitases e oxalases, enzimas responsáveis por quebrar os fitatos e oxalatos dos grãos. Guardar na geladeira é importante para conter o desenvolvimento de microrganismos (eles se desenvolvem na umidade, em temperatura ambiente e em pH neutro, geralmente).

Esse tempo pode se estender até 48h, mas, caso você deixe por um período maior, é importante lembrar de trocar a água com uma certa frequência. A nutricionista explica que todas as leguminosas precisam passar por esse processo antes de irem para o prato.

Deixe o feijão de molho na geladeira por 12 horas. Passado o período do remolho, enxágue os grãos e cozinhe-os normalmente.

Não é indicado deixar o feijão de molho por mais de 24 horas. Não há problemas em deixar por pouco mais de 12 horas, mas também não é necessário. Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento.

Geladeira. A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo.

A espuma do feijão é formada durante o cozimento por conta de substâncias solúveis em água, como as proteínas e a saponina que mencionamos, que se misturam e formam bolhas de ar. De acordo com estudo publicado pela UFG, quando o feijão é cozido, esses compostos são diluídos formam essa espuma.

O feijão pode ficar azedo quando não há os devidos cuidados de armazenamento. Ou seja, quando ele é armazenado em condições inadequadas, como em um ambiente úmido ou quente demais e não foi fervido adequadamente.

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.

O truque de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo tem um porquê. Além de ajudar no processo de cozimento, isso livra o alimento dos chamados antinutrientes, que ficam dissolvidos na água. A prática, que é de conhecimento popular, foi comprovada pela ciência.

A água em que o feijão ficou de molho deve ser trocada antes do cozimento? Essa é uma prática recomendável.

Além disso, quando o feijão é bastante cozido, ele fica mais macio e o amido presente em sua composição se torna mais facilmente digerido. “A adição de limão ou vinagre na água de imersão também ajuda a formar menos gases”, completa Sousa.

Feijão: Deixe de remolho por 8 horas
Assim como nossas avós faziam, uma forma de evitar gases com o consumo do feijão é pondo de remolho de um dia para outro. Dessa forma também se neutraliza o ácido fítico, um fator antinutricional que, quando ingerido, dificulta a absorção de minerais como cálcio, ferro e magnésio.