O que acontece quando a feijoada espuma?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 8 votos

E eles são eliminados, em grande parte, no remolho”, ressalta. Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos.

Se sentir um odor desagradável, azedo, amargo ou qualquer cheiro fora do comum, pode ser um sinal de que o feijão está estragado. 2. Aparência: Verifique a aparência dos grãos. Se você notar manchas esverdeadas, brancas, escuras ou sinais de mofo na superfície dos feijões, é provável que eles estejam deteriorados.

Logo, não conseguimos digerir o alimento. Ele passa pelo intestino grosso sem sofrer alterações. Assim, o feijão é fermentado por bactérias boas que estão presentes no intestino, resultando na formação de gases”, explica a gastroenterologista Fernanda Oliverio.

Se você também ama fazer aquele feijão bem temperado na panela de pressão, anote este segredinho: uma colher de sopa de vinagre de maçã Minhoto evita que depois de pronto ele forme aquela espuma que pode estragá-lo mais rápido.

Para saber se o feijão é velho ou novo morda um feijão cru se for macio ele é novo se estiver duro demais é velho. Os grãos que boiarem na água quando colocar de molho também devem ser desprezados pois podem estar ocos.

Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

Por isso os especialistas sempre dizem que não se deve deixar nenhuma comida fora da geladeira por duas horas. Devem estar sempre refrigerada ou aquecida, como nos restaurantes ou com aquela feijoada de domingo.

Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento.

De qualquer modo, há como prevenir a maior formação de gases. O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas.

Deixar o feijão de molho por 12 horas
Para diminuir a quantidade de oligossacarídeos presentes no feijão, evitando a formação de gases intestinais, é recomendado lavar bem os grãos de feijão em água corrente, deixando-os de molho entre 10 e 12 horas em água fria e temperatura ambiente.

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.