Como saber se o feijão já está pronto?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Desligue o fogo e espere a pressão sair antes de abrir a panela. Pegue um grão e tente amassar. Se conseguir facilmente, é porque o feijão está cozido.

Deixe o feijão de molho por 2 horas. Escorra e transfira para uma panela de pressão. Junte a água, o tempero pronto, o sal e o louro. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos após o início da fervura.

Quando começar a apitar conte 20 minutos. Pode desligar o fogo, pois o alimento cozinha com a pressão. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e prove o feijão para ver se amoleceu. Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa.

Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar no fogo alto até pegar pressão. Coloque no fogo baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Após sair toda a pressão da válvula, destampe a panela e verifique o ponto de cozimento.

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

Depois que a panela pegar pressão, ou seja, depois dos 20 minutos iniciais, é que você deve começar a contar o “tempo de pressão”, indicação muito comum nas receitas.

Por exemplo para cada 500 g de feijão adicione 1 litro de água. Deixe de molho por pelo menos 12 horas, lembrando de trocar a água na metade do tempo. Chegou a hora de cozinhar o feijão, escorra toda a água e lave novamente os grãos que devem estar inchados pois absorveu a água do molho.

Por que deixar o feijão de molho? De acordo com a nutricionista Carol Maretto: “O remolho é importante para eliminar os fatores antinutricionais. Ou seja, diminuir os gases, facilitar o cozimento e a digestão pelo organismo e aproveitar cada nutriente que será absorvido.”

A água em que o feijão ficou de molho deve ser trocada antes do cozimento? Essa é uma prática recomendável.

O truque de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo tem um porquê. Além de ajudar no processo de cozimento, isso livra o alimento dos chamados antinutrientes, que ficam dissolvidos na água. A prática, que é de conhecimento popular, foi comprovada pela ciência.

A pressão que se consegue no interior de uma panela de pressão é de 2 atmosfera, com a substância ainda interna no estado líquido, a uma temperatura que chega a 120ºC (por isso os alimentos são cozidos mais rapidamente).

Logo, para isso, coloque o feijão de molho e esprema ½ limão na água, e pode colocar algumas rodelas na água do molho. Mantenha os grãos de molho de 12h a 15h, e depois descarte a água e cozinhe normalmente!