O que é a rainha da cocada preta?

Perguntado por: baraujo3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Em 1808, quando a família real portuguesa veio para o Brasil, o rei Dom João VI era o primeiro a comer as cocadas, pois eram as mais fresquinhas e cobiçadas nas refeições reais, apenas depois disso, o resto das pessoas podia se servir. Daí veio a expressão 'rei/rainha da cocada preta'.

Diferenças entre a cocada branca e a escura
Já a cocada escura, que também é conhecida como cocada preta ou cocada morena, é assim por causa do açúcar um pouco queimado, Daí tem um sabor forte e às vezes um pouquinho amargo que combina bastante com coco.

1. doce de coco ralado e calda de açúcar, cortado em formatos variados (quadrados, losangos, etc.)

Qual a diferença entre cocada branca e preta? Cocada branca Segue os mesmos preparos da cocada preta, com a diferença de que não se adiciona a calça do açúcar queimado, que lhe dá a coloração.

Na região norte do Brasil, o quebra-queixo é nome dado ao pé-de-moleque, sendo a cocada endurecida conhecida como cocada assada de forno.

Resposta: Ela deriva de “coco”. E esta viria do Português mesmo, na antiga acepção de “monstro usado para assustar crianças, Cuca”. Consta que os navegadores portugueses, ao verem esse fruto, lhe deram esse nome porque as três marcas redondas que ele apresenta lembram uma face.

[Brasil] Pop. Pancada com a cabeça. substantivo masculino e feminino [Brasil] Alcoviteiro.

Acredita-se que ela tenha surgido em meados do século XVIII, na Bahia, através dos escravos africanos trazidos para cá. O doce era preparado pelas escravas para ser consumido pelos próprios escravos durante à noite, quando se reuniam para dançar, como uma maneira de esquecer o sofrimento por alguns momentos.

Cultura popular. Na cultura popular, quando alguém se acha muito importante, é dito que ele(a) é (ou se acha) o "rei" ou a "rainha da cocada preta".

O próximo cuidado que se deve ter ao preparar a calda de açúcar é a temperatura: o ideal é que a calda atinja o ponto de bala mole, entre 113 a 115º C. Quando a calda passa desse ponto, a cocada fica dura e seca demais por conta da caramelização do açúcar.

Gigantesca, a cocada possui 32 metros de comprimento. Trinta pessoas são responsáveis pelo preparo.

As primeiras cocadas usavam açúcar mascavo, por isso tinham uma coloração mais escura. As escravas ralavam o coco, preparavam a calda e acrescentavam o coco, tudo isso em grandes tachos assentados em fogo de lenha, para cozinhar até dar o ponto para cortar o doce.